Início » Bauru ganha implantação de ambulatório para vítimas idosas de violência

Bauru ganha implantação de ambulatório para vítimas idosas de violência

por Casimiro
0 comentário

O ambulatório promete melhorar a qualidade de vida desse público

Próximo ao Dia Internacional do Idoso a cidade, data determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), será implantado o Protocolo de Atendimento ao Idoso Vítima de Violência em Bauru.

O dia 1° de outubro foi escolhido mundialmente a fim de sensibilizar a população a respeito da valorização da população idosa.

Por isso a Secretaria da Saúde promoverá no próximo dia 2 de outubro, sexta-feira, uma ação para usuários e familiares do Programa Municipal de Atendimento ao Idoso (Promai).

A ação será uma palestra a respeito do confinamento de idosos durante a pandemia e as possíveis consequências para esse grupo de pessoas.

A entrega de cartilhas contendo conteúdos para aprimoramento da qualidade de vida dos idosos também será parte dos acontecimentos.

A realização das atividades será de forma prioritária para os idosos que estiverem na fila para aguardo das consultas, a fim de evitar aglomerações.

O ambulatório faz parte do cumprimento das propostas do programa de governo do município de Bauru.

O local atenderá os idosos vítimas de violência, proporcionando suporte e cuidado aos pacientes.

A iniciativa auxiliará pacientes da terceira idade que passaram por traumas, utilizando protocolos padrão de atendimento.

Os profissionais de saúde, da rede básica e assistencial, responsáveis pelo atendimento receberão um treinamento no próximo mês de outubro.

Fora os postos de saúde, Serviços de Urgência e Emergência, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas e as Unidades de Referência poderão encaminhar os pacientes idosos vítimas de violência.

Dessa forma as vítimas receberão atendimento baseado no novo protocolo. A disponibilização de vagas e oferta serão por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – Cross.

De acordo com o site oficial do governo, dados do Disque 100 de 2019 indicam que negligência, abuso financeiro e violência psicológica são os principais tipos de violência praticadas contra os idosos.

De acordo com o secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa para o site oficial do governo, só em março foram 3 mil denúncias.

Ainda de acordo com Antonio, em abril o número passou para 8 mil e em maio subiu assustadoramente para quase 17 mil.

Antonio ainda completa afirmando que o aumento da violência se deu por conta do isolamento social, uma vez que os idosos passam mais tempo em casa e ficam mais vulneráveis.

Por isso, a implantação do ambulatório será uma ferramenta de auxílio para os idosos que se sentirem violentados durante esse período.

Ainda é importante ressaltar que denúncias dessa natureza podem ser realizadas discando o número 100.

A ferramenta tem sido de grande importância neste momento de vulnerabilidade para os grupos mais frágeis.

Deixar comentário

logo_bauru

Nós nos consideramos um meio de comunicação social que concorda em beneficiar e colaborar com a cidade de bauru com a veiculação de noticias relacionadas a ela e seus moradores.

CONTATO

Email:
contato@bauru.com.br

2022 © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por SmokyDev