Serão disponibilizadas 20 vagas

A segunda edição da oficina “A estrutura do gênero dramática: leitura e entendimento sobre o texto teatral” terá início no dia 22 de setembro.

As aulas ministradas pela professora Susan Lopes, acontecerão todas as terças-feiras das 15h às 16h30 até 20 de outubro.

Susan Lopes atua na área artística há 20 anos. É graduada em Educação Artística L.P. com habilitação em Artes Cênicas pela Unisagrado.

Também possui Pós-graduação em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC São Paulo.

Professora de Teatro na Divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, Susan também coordena um grupo de pesquisa em Teatro Visual e coordena oficinas e workshops sobre o tema.

A oficina será gratuita assim com o material utilizado, que será disponibilizado para acesso. As aulas acontecerão online por Google Meets.

Logo, para participar é necessário que o participante possua qualquer equipamento eletrônico com acesso à internet, microfone e câmera.

Para inscrições, os interessados devem acessar o link: https://forms.gle/1GgCbL7Aw2ps5vVB9 e informar o motivo pelo qual desejam participar da oficina, além de preencher os demais dados pessoais solicitados.

As inscrições vão até 18 de setembro. Para dúvidas e informações, pode-se entrar em contato com o e-mai: [email protected] ou pela página do Facebook da Divisão de Ensino às Artes.

Durante as seis aulas serão estudadas principalmente a prática da leitura e entendimento dos textos do gênero e suas subdivisões.

A oficina é voltada para maiores de 14 anos interessados em leitura e prática literária. Professores, estudantes de arte e teatro também fazem parte do público-alvo.

Essa é a segunda edição da oficina que já ocorreu pela primeira vez em junho deste ano, no qual houve grande procura.

Após a abertura de mais uma turma, a procura também foi grande e uma vez lotada pela segunda vez, foi aberta mais esta edição.

O gênero dramático se refere aos textos literários produzidos para representação no palco. Tendo origem na Grécia Antiga, ele ganhou mais características conforme o tempo.

Neste gênero o texto tem formato de diálogo, além de ser dividido em atos e cenas e conter a presença de rubricas antes de cada ato.

No gênero dramático ainda existem os tipos de textos, como a tragédia e a comédia. A primeira sendo séria e formal, com a presença de personagens nobres.

E a segunda possuindo uma temática de sátira, com tom cômico e informal, e possuindo personagens estereotipados simbolizando os defeitos humanos.

Além dessas duas divisões, existe ainda a tragicomédia com a mistura do trágico, do cômico e a farsa trazendo um teor caricatural de crítica à sociedade.