São diversas histórias com relatos de dificuldades, lutas, persistência e superação. Esse é o conteúdo trazido pela coleção de quatro livros narrando vivências de beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, juntamente com a trajetória de Bauru e diversas outras narrativas esquecidas.

Os quatro volumes da coleção “Nossas Vidas, Nossas Histórias” traz em suas páginas onze histórias vivenciadas pelos residentes do programa habitacional que abriga milhares de pessoas.

Coleção “Nossas Vidas, Nossas Histórias. Foto: Aceituno Jr

Contando com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, autoridades municipais e os principais participantes: os moradores do programa MCMV; a cerimônia para lançamento dos livros aconteceu no último dia 10 de março na Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib).

Durante o evento os moradores que estavam presentes nas histórias contadas pelos livros, receberam camisetas com referências a narrativa vivida por cada um deles.

            REPRESENTAÇÃO

            Além da coletânea “Nossas Vidas, Nossas Histórias”, outros materiais sugeridos pelas Secretarias de Educação e Cultura de Bauru em parceria com o trabalho social do MCMV também foram publicados.

            Os conteúdos procuram atuar no processo de compreensão e pertencimento dos moradores, uma vez que ao chegarem em bairros novos sentem-se deslocados. No caso da coleção, as novas famílias que se encontram em situação de desconforto, podem se identificar com as histórias retratadas.

            A dificuldade dessas famílias em permanecerem nos bairros nos quais não possuem familiaridade foi o primeiro passo para produzir esse tipo de material que exerce a cidadania e mostra aos moradores e a sociedade, toda a riqueza contida nas histórias vividas.

            EXECUÇÃO

            Seis meses foi o tempo para reunir as informações, organizar os dados e produzir a coleção de livros que contam com onze diferentes experiências de adaptação e superação. As histórias foram organizadas por Márcia Maria Cunha, Tathiana Rodrigues Saqueto e Vanessa Isabella dos Santos Ramos, além de toda a equipe social do MCMV e fotos cortesia de Roberto Pallu.