Em agosto de 1980 era inaugurado o Zoológico de Bauru. Desde então o parque que conta com 170 espécies diferentes tem sido uma das atrações da cidade e região quando se trata de encontros entre familiares e amigos.

A fim de comemorar os 40 anos do Zoo, a Prefeitura conta com a divulgação de diversas curiosidades sobre o ponto turístico, que inclui a utilização da técnica de reprodução assistida.

Algumas das espécies beneficiadas por esse tipo de reprodução são o: veado catingueiro, guariba de mãos ruivas e grou coroado.

PESQUISA E CONSERVAÇÃO

Apesar de ser comum imaginar o parque como local destinado apenas para exibição das espécies nativas do cerrado ou da savana africana, o Zoo Bauru conta com pesquisa, conservação e educação ambiental, cuidados que garantem a saúde e o bem-estar dos animais, além de proporcionar um lazer educativo para os visitantes.

Cangurus Vermelhos chegaram ao Zoológico em 2018. Foto: Priscila Medeiros/Prefeitura de Bauru

COMBINAÇÃO PERSONALIZADA

Seguindo as diretrizes da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, o parque utiliza a reprodução das espécies a fim de preservar cada uma delas, respeitando suas respectivas características e necessidades. Fator também que auxilia na continuidade das cópias de DNA dos espécimes locais e exóticos.

Esse processo ocorre através do cruzamento de dados de animais da mesma espécie para a reprodução assistida. Tais dados são encontrados em registros digitais de zoológicos filiados de todo o país. Com isso é possível encontrar uma lista de animais disponíveis para a possibilidade de procriação.

O filhote de Lobo-Guará, espécie em extinção, nasceu no Zoo em 2019. Foto: Nayara Campos

Apesar de parecer simples, o método exige a justificativa da combinação, além de responder por normas que são solicitadas no início do processo que pode ser feito entre zoológicos ou através de um representante nacional responsável pela espécie em questão.  Esse procedimento é responsável por garantir que a reprodução ocorra de maneira segura, respeitando as particularidades de cada animal e tenha como resultado filhotes saudáveis.

SERVIÇO

Parque Zoológico Bauru

Segunda à sexta-feira: 8h às 16h.

Sábado, domingo e feriados: 8 às 17h.

O Zoológico de Bauru fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), 232.

Contato: (14) 3203-5229/(14) 3231-2632. Site: www.zoobauru.com.br