Você sabia que é possível destinar parte de seu imposto de renda para ajudar projetos sociais de apoio à crianças, adolescentes e pessoas idosas de Bauru, sem pagar a mais ou ter sua restituição diminuída? Uma forma fácil de ficar em dia com suas responsabilidades fiscais e cidadãs!

Aqueles que fazem a declaração pelo modelo completo podem destinar até 3% do valor a ser pago ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso. Contribuir é muito fácil: basta acessar a ficha de repasse após preencher os gastos, ganhos e bens. Ou seja, após completar normalmente sua declaração, o contribuinte pode acessar a ficha “doações diretamente na declaração” e preenchê-la. Para destinar a doação para projetos de nossa cidade, basta colocar “Bauru” no campo “Cidade”. Simples assim.

Com isso, será gerado o valor limite de até 3% que poderá ser destinado aos projetos como incentivo fiscal. O contribuinte deve informar o valor que deseja destinar e então imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que é basicamente a guia de pagamento.

No DARF, será possível observar que o valor doado foi subtraído do valor do imposto a ser pago. Portanto, não há taxas e o valor total continuará o mesmo. A única diferença é que a parte do valor a ser doado será encaminhado ao projeto social que foi escolhido, enquanto o montante restante corresponde ao imposto de renda.

Contribuintes com imposto a restituir também podem doar. Neste caso, o processo é o mesmo, com uma única diferença: o valor doado deverá ser pago até o fim do mês, e então será somado ao valor a ser devolvido ao contribuinte. Ou seja, além de receber o valor restituído, o contribuinte receberá também a quantia anteriormente doada.

Vale lembrar que o limite de 3% do imposto devido aplica-se separadamente para cada tipo de fundo, e você pode contribuir para ambos na mesma declaração.

No áudio que acompanha esse texto, Ana Sales, Secretária do Bem-Estar Social, comenta um pouco sobre a campanha.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU