Início » Em meio a pandemia, golpes virtuais ganham espaço

Em meio a pandemia, golpes virtuais ganham espaço

por Casimiro
0 comentário

A pandemia do Covid-19 tem levantado diversas questões e reunido muitas informações que são atualizadas constantemente. Essa foi a deixa para os criminosos que utilizam a busca de acesso à informação da população para aplicar golpes.

A utilização em massa dos smartphones é a principal estratégia para a captura de dados pessoais e bancários através da abertura de links com códigos maliciosos, através do WhatsApp e do Messenger por exemplo. A busca por informação que aumentou nos últimos dias também deu espaço para grupos organizados elaborarem os golpes.

WhatsApp e Messenger têm sido usados para envio de links falsos. Foto: Designed by Freepik

O WhatsApp, o Messenger e até mensagens de texto estão sendo usadas para o envio de mensagens “oferecendo” álcool gel e máscaras. No entanto, o download de arquivos ou acesso a links pode resultar em roubo de dados.

O golpe do resgate do aparelho, também tem utilizado os mesmos aplicativos para ser difundido e utiliza um mapa falso da expansão do coronavírus. Quando aberto o celular é travado e um “resgate” é solicitado em troca do desbloqueio.

RECOMENDAÇÕES

Algumas recomendações devem ser seguidas a fim de evitar os golpes relacionados tanto relacionados ao coronavírus, como de modo geral. Não abrir nenhum link, ou baixar arquivo via mensagem de texto, WhatsApp ou Messenger é fundamental para evitar os vírus e golpes.

Checar as informações oficiais fornecidas pela Secretaria da Saúde, governo do Estado e OMS (Organização Mundial da Saúde) também é essencial, assim como não repassar notícias sem antes verificar essas fontes.

Através de um print da conversa e acessando o menu  “Fale Conosco” do WhatsApp é possível denunciar o número do qual foi recebida a mensagem de conteúdo falso e malicioso.

Caso o golpe já tenha ocorrido, a vítima pode registrar um boletim de ocorrência (BO) e buscar auxílio especializado no caso de roubo de dados.

Deixar comentário

logo_bauru

Nós nos consideramos um meio de comunicação social que concorda em beneficiar e colaborar com a cidade de bauru com a veiculação de noticias relacionadas a ela e seus moradores.

CONTATO

Email:
contato@bauru.com.br

2022 © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por SmokyDev