Início » EMEF Nacilda de Campos encerra projetos educacionais

EMEF Nacilda de Campos encerra projetos educacionais

por Casimiro
0 comentário

A EMEF “Nacilda de Campos” encerrou na ultima sexta-feira, 11, os projetos “Literatura na Escola II”, parceria com a Academia Bauruense de Letras e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que foi desenvolvido em parceria com a UNISAGRADO.

O projeto “Literatura na Escola II” teve inicio em 2019 e ocorreu nas unidades de Ensino Fundamental da do Sistema Municipal de Bauru, com objetivo de despertar nos alunos o hábito e, principalmente, o gosto pela leitura e a escrita criativa de poemas com temáticas diversificadas. Dos textos poéticos produzidos pelos alunos, 15 foram selecionados e publicados, pela Academia Bauruense de Letras, no livro “Literatura na Escola II”.
“O projeto veio ao encontro da necessidade permanente de exercitar a leitura e a produção de texto. Apresentei a proposta do projeto aos alunos de 5º ao 9º ano (11 a 14 anos) e fiquei surpreso com a adesão instantânea. Sensibilizá-los não foi difícil, pois sabiam que se tratava de uma atividade significativa; e a oportunidade de externar o que sentem, pensam, fazem em seus universos particulares. As oficinas serviram para que cada um pudesse transformar em versos e estrofes, rimadas ou não, reflexões sobre o amor, a amizade, o respeito, os problemas sociais e tantos outros temas relevantes. Eles sabiam da possibilidade de publicação de seus textos, mas o que os animava era também a chance de produzir um poema, o seu trabalho autoral. A seleção foi a etapa mais difícil, pois me surpreendi com a qualidade de muitos trabalhos. Ao todo, 15 textos poéticos foram selecionados e hoje estão eternizados na obra que leva o nome de nossos queridos alunos e de nossa escola” informa o professor de Língua Portuguesa, Vinícius Gustavo Pinheiro Guimarães.

Gabrielle Pedroso 4º ano B

A EMEF Nacilda de Campos recebeu, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), 20 estagiários de pedagogia, 5 de letras- português e 5 de letras- inglês que tiveram a supervisão dos professores responsáveis na Escola Jaqueline Aparecida Cardoso e Wilza Carla Vilani Saraiva de 1º ao 5º anos, Vinícius Guimarães e Daniela Cristina Silva Moretto de 5º ao 9º anos. No atual momento, desenvolveram o projeto com os alunos dos 3º e 4º anos (9 e 10 anos) através de atividades remotas e dos grupos de whatsapp e Facebook aplicaram atividades com temas voltados para a valorização e importância do ser e da escola, assim como atividades complementares dos conteúdos trabalhados. Os alunos tinham desafios a cumprir, como produzir textos, fazer leituras, gravar áudios e vídeos, fazer desenhos entre outros.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixar comentário

logo_bauru

Nós nos consideramos um meio de comunicação social que concorda em beneficiar e colaborar com a cidade de bauru com a veiculação de noticias relacionadas a ela e seus moradores.

CONTATO

Email:
contato@bauru.com.br

2022 © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por SmokyDev