Na próxima quinta-feira (19) a peça “Pandora” baseada em mitologias de diversas culturas, será apresentada no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” às 20h. A peça tem criação de Jaqueline Roversi e Jordana Korich.

O espetáculo faz parte do Circuito SP em Bauru e também conta com direção e supervisão dramatúrgica de Leona Cavalli, que já esteve presente em trabalhos como “Olga”, “Carandiru” e “Amarelo Manga”. A peça busca despertar a reflexão sobre a figura da mulher moderna, através da abordagem de arquétipos femininos em um resgate mitológico.

“Pandora” foi o resultado de uma pesquisa feita durante três anos pelas produtoras a respeito de mitologias que concebem o arquétipo feminino e contribuíram para a distorção da imagem da mulher no mundo contemporâneo.

A busca de referências resgatou influências de sociedades pré-patriarcais utilizando tradições de culturas como a indígena brasileira e nativa americana, persa, grega, africana, celta, chinesa e hebraica.

A sinopse consiste no reencontro de duas irmãs que se encontram em contextos diferentes. Enquanto uma delas pesquisa o arquétipo feminino e sua ancestralidade, a outra conquistou espaço e respeito em um ambiente tipicamente masculino.

A peça conta a história do reencontro de duas irmã após a morte da mãe. Foto: Por Prefeitura Municipal de Bauru

A utilização da contação de histórias é o ponto de contato e afeto entre as duas personagens. Quatro contos são levados à cena: “Sophia e a criação”, “Deméter e Perséfone”, “Ganesha e Kartikei” e as “Amazonas Brasileiras”.

Na oficina “Nossa Caixa de Pandora” que acontecerá no mesmo dia da peça, os participantes deverão produzir um recorte de sua própria história e através dela um pequeno texto para trabalhar em cena.

A oficina terá duração das 15h às 17h e será ministrada por Jaqueline Roversi e Jordana Korich, que ainda compartilharão sobre o processo criativo da peça. Serão 10 vagas disponíveis que podem ser preenchidas através do link: encurtador.com.br/ahit8.

SERVIÇO

Peça “Pandora” – 20h

Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”. Av. Nações Unidas, 8-9

Gratuito.

Oficina “Nossa Caixa de Pandora” – 15h

Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”. Av. Nações Unidas, 8-9.

Gratuito.