Nesta segunda-feira (04), abrem as inscrições para o Curso de Férias do Jardim Botânico. A iniciativa gratuita é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e tem como objetivo aproximar as crianças do universo do Jardim Botânico, por meio de propostas de atividades lúdicas.

Assim como da última vez, em julho de 2020, quando as atividades tiveram que mudar o seu formato devido à pandemia e às medidas de contenção da COVID-19, nesta XVIII (décima oitava) edição, o Curso será ministrado de maneira remota, utilizando-se das ferramentas digitais online.

Segundo o Chefe da Seção de Programação Educacional do Jardim Botânico, Vinícius Cardoso: “como o curso de julho de 2020, versão online, foi bem aceito pelo público e ainda estamos enfrentando a pandemia com diversas restrições, manteremos o curso de férias de 2021 no formato online, com o intuito de aproximar o Jardim Botânico das crianças nestes tempos de isolamento social”.

Para isso, serão disponibilizadas diversas atividades online, como contação de histórias em vídeo, jogo de computador e tutoriais de oficinas em vídeo. Todas as práticas tendo sido projetadas para explorar a área das Ciências Naturais, que envolvem o universo de atuação do Jardim Botânico (conservação de plantas, botânica e proteção ambiental).

“A ideia de oferecer atividades online no curso de férias surgiu seguindo a tendência de diversas instituições educacionais, como outros jardins botânicos, zoológicos e centros de ciências, para tentar, da melhor forma possível, manter o vínculo com as crianças, que são um importante público para o Jardim”, afirma Vinícius Cardoso.

“Minhas Férias no Jardim Botânico” é mais uma opção de atividade de férias para crianças no município de Bauru, tendo como público-alvo as idades de 8 a 10 anos.

O Curso será realizado entre os dias 18 e 22 de janeiro. E as inscrições, já abertas, devem ser realizadas pela internet até o dia 17 de janeiro, diretamente pelo site do Jardim Botânico (www.jardimbotanicobauru.com.br).

Apesar do curso ser destinado a crianças, qualquer pessoa pode fazer a inscrição, devendo apenas preencher corretamente o formulário para ter acesso ao conteúdo.

Programação do XVIII Curso de Férias do Jardim Botânico
Os links com os conteúdos serão enviados por e-mail, de acordo com a programação abaixo e nas datas especificadas.

18/01 (segunda-feira): Visita Virtual “Trilhas do Jardim Botânico”
Um divertido passeio em vídeo pela Trilha Ecológica e pelo Mirante do Jardim Botânico, com muitas curiosidades e conhecimentos em Botânica.
OBS: É necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo.

19/01 (terça-feira): Visita Virtual “Coleções de Plantas do Jardim Botânico”
Uma visita guiada em vídeo mostrando as Coleções de Samambaias, Orquídeas, Bromélias, plantas aquáticas e plantas medicinais, com muitas curiosidades sobre as plantas.
OBS: É necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo.

20/01 (quarta-feira): Jogo dos Erros “Regras do Jardim Botânico”
Você sabe o que se pode ou não fazer no Jardim Botânico? Vamos testá-los em um divertido e educativo jogo proposto pela Equipe de Educação do Jardim Botânico.
OBS: Necessário computador e Power Point.

21/01 (quinta-feira): Contação de história “Fogo no Jardim Botânico”
Esta é uma história baseada no incêndio real que aconteceu no Jardim Botânico em outubro de 2019. A história será contada em forma de vídeo e trabalhará o conteúdo sobre incêndios florestais e o Cerrado.
OBS: Necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo.

22/01 (sexta-feira): Oficina de origami
Criamos um tutorial online para ensinar às crianças a produzirem, em dobradura de papel, um animal ameaçado do Cerrado, o lobo-guará.
OBS: Necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo. Para fazer o origami, é necessário também papel, tesoura e canetinha.

Serviço
A programação está sujeita a alterações e, para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com a equipe de coordenação do Curso de Férias (Vinícius Cardoso, Vitória Cesar e Ana Serigatto), por meio do telefone (14) 3281-3358 ou pelo e-mail do Jardim Botânico ([email protected]).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU