Os bosques, pontos de áreas verdes na cidade de Bauru são uma das opções para momentos de lazer e descontração, especialmente nas férias, período no qual as crianças têm mais tempo para se divertir. No entanto dos quatro existentes na cidade, o Bosque da Comunidade é o que mais oferece condições de ser frequentado, além de receber manutenções frequentes.

Bosque da Comunidade recebeu reforma recente em parquinho. Foto: Por Prefeitura Municipal de Bauru

Já o localizado no Núcleo Geisel “Gilberto Duarte Carrijo” contou com uma reforma recente no parquinho, assim como o corte da grama. No entanto, a quadra esportiva e a cancha de bocha ainda necessitam de reparos.

Diferente do bosque “Eliseu Victor Fornetti” localizado no Parque União que oferece riscos de acidentes, uma vez que os brinquedos encontram-se enferrujados e a grama alta. Além disso, a falta de iluminação e falta de manutenção na quadra são fatores que preocupam, mesmo que a pista de caminhada ainda seja um ponto positivo para o local.

As condições do bosque do bairro Bauru 16 são as mais perigosas e lastimáveis. Os brinquedos quebrados são um perigo para os frequentadores e principalmente as crianças. O mato alto tornou-se espaço favorável para os escorpiões e há uma pista de caminhada reformada pela metade.

Alguns desses locais são as únicas opções de lazer para muitas famílias que inda frequentam os locais apesar das más condições. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é a entidade responsável pelos projetos e indica que melhorias serão feitas. A prefeitura também planeja outros cinco novos bosques para os próximos anos.

Em meio a essas condições dos bosques de bairros afastados do centro, o Bosque da Comunidade localizado na zona Sul mantém a manutenção que garante a qualidade do seu estado de conservação. Parquinho, pistas de caminhada e banheiros são exemplo de um bosque que  supre as necessidades de seus visitantes.