As festas de final de ano tem sido a época com mais abandonos de animais para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), responsável pelo acolhimento dos bichinhos. Os feriados de dezembro celebram a união da família e amigos, porém muitos cães e gatos acabam desabrigados.

O CCZ já se encontra lotado e até conseguir espaço para mais animais, necessita de lares temporários para uma cadela e seus dois filhotes, ambos machos e encontrados em um terreno.

O local encarrega-se de realizar acompanhamento veterinário e acompanhar os recém-nascidos com vermífugos e vacinas, porém já são mais de 75 animais ao todo, incluindo cães e gatos que precisam de atendimento.

O local já conta com mais de 75 animais. Foto: Divulgação

Animais que foram abandonados ou sofreram acidentes são cuidados, avaliados, diagnosticados e através de tratamentos veterinários necessários, castração e alimentação adequada são colocados pelo CCZ para adoção.

O Centro de Zoonoses funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 16h e permanece aberta neste horário para receber visitas dos interessados em conhecer o espaço e os animais acolhidos. A doação é bem simples e pode ser feita com o preenchimento de uma ficha presente no local, além da apresentação do RG, CPF e comprovante de residência.

Um detalhe importante é o acompanhamento dos animais adotados por um fiscal do CCZ através de visitas domiciliares. Com isso é possível prosseguir com os tratamentos, fiscalizar possíveis ocorrências de maus tratos, além de observar a adaptação do animal na nova casa. Em caso de maus tratos o animal é recolhido e o responsável autuado.

Interessados em oferecer o lar temporário para a mamãe e seus filhotes pode entrar em contato pelo telefone (14) 99793-0975.

Aqueles que desejam adotar um amigo, podem ir até o CCZ, localizado na Rua Henrique Hunzicker, quadra 1, o telefone para contato é o: (14) 3103-8050.