A Banda Sinfônica Municipal se destacou graças a oito alunos bauruenses

O concurso “International Orchestra Auditions Awards” selecionou oito alunos e ex-alunos da Banda Sinfônica Municipal de Bauru.

A fase final do concurso promovido pela Universidade de Música Samnium, na Itália propicia prêmios como bolsas de estuda e diploma.

O concurso ainda selecionará músicos para a equipe da Samnium Orquestra Sinfônica. A turnê está programada para junho de 2021.

A turnê contará com apresentações na Itália e no teatro Musikverein de Viena, na Áustria. Os selecionados concorreram com inscrições de 60 países.

As flautistas Ana Carolina Barbosa Bueno e Gabriela Gaspar Mauricio, os trompetistas Felipe Aguiar de Paula e Victor Atanazio Pires foram alguns dos selecionados.

Os clarinetistas Beatriz Esteves Marciano, Danilo Aguiar de Paula e Leonardo Espinar Moraes, e o trombonista Bruno Celso Aguiar de Paula também estiveram dentre os escolhidos.

A próxima fase (final) exige o envio de performances realizadas pelos alunos no formato de vídeo, até o dia 31 de outubro.

A Banda

De acordo com o site oficial da Prefeitura Municipal de Bauru a Banda Sinfônica de Bauru foi fundada por meio da Lei nº 4.861, em 2 de julho de 2002.

A banda é formada por jovens entre 11 e 25 anos e é gerenciada e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, além de ser mantida pela Prefeitura de Bauru.

Ela tem como objetivo promover o estudo técnico musical e agregar valores fundamentais na formação dos alunos.

Dessa forma, estimula o trabalho em grupo, cooperação, integração, autoafirmação, disciplina e respeito entre os participantes.

Os músicos são divididos entre grupos de instrumentos musicais e no ensaio a separação é feita por naipes de percussão, metais e madeira.

No naipe de percussão são incluídos instrumentos de tambor, tímpanos, bombo, xilofone, triângulo, pratos, entre outros.

Já nos metais temos os trombones, trompetes, e trompas. No naipe de madeiras: flautas, oboés, saxofones e clarinetes.

Cinquenta bolsas de estudo são disponibilizadas para incentivar os alunos a continuarem na prática de estudo musical.

A seleção é feita por um processo seletivo após nas aulas gratuitas teóricas e práticas. Desde 2018 o regente responsável é Devanildo Balmant.

O ex-líder de Naipe de Metais, além de professor e regente de várias orquestras tem formação em Educação Musical pela Unisagrado.

Para participar Banda Sinfônica Municipal de Bauru é fundamental estar matriculado no ensino regular da rede municipal, estadual ou particular. O telefone para contato é o (14) 3212-1058.