O vestibular é um dos mais concorridos do Brasil

As inscrições para o vestibular da Fuvest 2021, responsável pela seleção de candidatos à graduação da Universidade de São Paulo (USP) teve início nesta segunda-feira (31).

A Fundação Universitária para o vestibular, Fuvest, surgiu em 20 de abril de 1976 com intuito de realizar o vestibular para a USP.

A universidade pública conta com diversos campi distribuídos pelo estado do São Paulo. São oito décadas de dedicação a 183 cursos de graduação e mais de 20% da produção científica brasileira.

Reconhecida como a 115ª melhor universidade do mundo em 2020, de acordo com o World University Ranking, a USP completa o terceiro ano consecutivo no ranking internacional.

Apesar da pandemia, o vestibular já tem data marcada e terá sua primeira fase em janeiro de 2021.

A Fuvest informa em seu edital que por conta da pandemia, frente ao cenário atual, os procedimentos do vestibular podem ser alterados.

Portanto, é indispensável que os vestibulandos estejam por dentro das notificações e instruções recebidas por e-mail, ou disponibilizadas no site oficial da instituição.

Em seu edital, a Fuvest também atenta para a obrigatoriedade do uso de máscaras na realização das provas, havendo dispensa apenas no momento do reconhecimento facial.

As Inscrições vão até o dia 23 de outubro e podem ser feitas diretamente no site da Fuvest: https://www.fuvest.br/vestibular-da-usp.

O período de isenção foi prorrogado, no entanto, terminou em 24 de julho. Logo, é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição para a prova, no valor de R$ 182.

A 1ª fase da prova acontecerá em 10 de janeiro de 2021 e como de costume será de múltipla escolha, somando 90 questões de conhecimentos gerais.

Os selecionados para a 2ª fase realizarão as provas nos dias 21 (português e redação) e 22 de fevereiro (disciplinas específicas, de acordo com a carreira) de 2021.

Do total de 11.147 vagas, pela primeira vez a USP reservará metade delas para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública.

Dentre os cursos mais concorridos no ano passado, estava o de medicina no campus de Bauru, somando 124,21 candidatos por vaga.

Para realização da prova é obrigatória a apresentação do documento original de identidade. Além disso, a caneta esferográfica deve ser de tinta azul.

Relógios de qualquer tipo, equipamentos eletrônicos, materiais impressos, corretivo e canetas fora as esferográficas, não serão permitidas.

No manual do candidato estão contidas todas as demais informações e recomendações disponíveis sobre a realização do vestibular. Acesse: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2021_manualdocandidato.pdf