A Secretaria de Saúde segue com a vacinação contra a Influenza neste sábado (1), feriado, das 8h às 12h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde de Família (USF). A vacina, em dose única, protege da H1N1, H3N2 e Influenza B, e está disponível, por enquanto, para gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e cinco anos, e profissionais da saúde.

Para receber a vacina, é necessário apresentar RG e CPF, e se possível, a carteira de vacinação, sem necessidade de agendamento. No caso dos profissionais da saúde, é obrigatório levar também a carteira da entidade de classe a qual pertence. Os profissionais de saúde que atuam em hospitais, na rede de urgência, básica ou especializada não devem procurar as unidades, pois já estão recebendo a vacina em seus locais de trabalho. Apenas os profissionais autônomos devem ir aos pontos de vacinação.

As pessoas que tomaram a vacina da Covid-19 devem aguardar pelo menos 15 dias, após a segunda dose desta, para receber a vacina da Influenza, de acordo com a norma técnica do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Bauru destaca a importância da vacina para evitar casos graves de gripe – Influenza, que podem levar a óbito, além de evitar a sobrecarga do sistema de saúde, que já está com alta demanda por causa da pandemia. A Secretaria de Saúde frisa ainda que a vacina da Influenza é aplicada apenas aos sábados em Bauru.

COBERTURA DA VACINAÇÃO
A campanha de vacinação da Influenza já ocorreu nos últimos três sábados. Até o momento, o público com mais cobertura de doses em relação ao total estimado de pessoas é o de crianças com até cinco anos. Para este público, a Secretaria de Saúde já aplicou 7.872 doses, o equivalente a 33,04% do total esperado.

Entre as gestantes, foram aplicadas 895 doses, 25,51% do total. Outras 160 doses foram para as puérperas, 27,73% do esperado. Já entre os profissionais da saúde, a campanha foi iniciada nos últimos dias em hospitais e unidades de saúde, além da vacinação aos sábados para os autônomos. No total, o município aplicou, até agora, doses para 9% do público de toda a campanha da vacina da Influenza em Bauru.

A partir de maio, outros públicos devem entrar na campanha, de acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI). Entre os públicos que receberão a vacina, nos próximos meses, estão os idosos, professores, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, e as forças de segurança. Estes públicos devem aguardar o aviso no site da Prefeitura de Bauru e na imprensa sobre a liberação de doses, e só depois procurar os pontos de vacinação.

ALIMENTOS
Os pontos de vacinação neste sábado vão arrecadar alimentos e produtos de higiene, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade, para posterior entrega a famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Sebes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU