O INOVA BAURU é o 1º Espaço Municipal de Inovação da cidade. Sua inauguração ocorreu no dia 03 de agosto de 2020 e sediou, até esta data, a realização de oficinas ministradas pela equipe e pelos apoiadores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (SEDECON), bem como recebeu atividades oferecidas pelo Sebrae Aqui, Time do Emprego e entrevistas para o mercado de trabalho em parceria com as empresas cadastradas na plataforma Emprega Bauru.

Ações vinculadas ao tema da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, eventos apoiados pelas Empresas Juniores bauruenses, associações, instituições de ensino superior e projetos universitários também fizeram parte da agenda do espaço. O INOVA BAURU possui infraestrutura e serviços voltados ao empreendedorismo, inovação e tecnologia, com o objetivo de fomentar ações e atividades capazes de potencializar projetos articuladores entre empresas, instituições de ensino, mercado, governo e sociedade.

Em decorrência da crise sanitária mundial provocada pela COVID-19, as atividades do espaço foram reformuladas, de modo que estas pudessem se enquadrar ao ambiente virtual. Seminários online pautados em temas como inovação, Liderança, Desenvolvimento, Criatividade, Networking e Mercado foram realizados.

O Inova Bauru organizou também a Maratona Digital Superando a Crise, com o objetivo de oferecer informação e capacitação para empreendedores, pessoas que desejam começar a empreender e interessados. A iniciativa contou com profissionais de diferentes áreas, que abordaram assuntos como “liderança em tempos de crise”, “meios de pagamentos digitais” e “produtividade em home office”. Além disso, o Espaço auxiliou e apoiou diversas iniciativas, entre elas, a parceria entre a Sedecon e o Instituto Êxito, que tem oferecido acesso gratuito à plataforma digital da instituição, que disponibiliza cerca de 300 cursos profissionalizantes gratuitos.

O Inova Bauru recebeu ainda a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, bem como, nos últimos meses, apoiou o processo de adesão do município de Bauru ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, uma chamada para os municípios, organizações e empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Algumas das atividades programadas para o ano de 2020 foram remanejadas para 2021, como por exemplo, o projeto Lab de Energia Criativa, que oferecerá mentoria e transmitir conhecimento em áreas como metodologia de projetos, modelagem 3D, programação e design thinking para 160 jovens bauruenses, além de incubar e catalisar iniciativas que podem gerar transformações positivas na sociedade. Este deverá ser retomado no primeiro semestre do próximo ano.

Para acompanhar a programação do Inova Bauru, acesse o site oficial do Espaço https://www.inovabauru.sp.gov.br/ e as redes sociais da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda.
Para mais informações entre em contato através dos telefones (14) 3232-1392 e (14) 3227-7819 ou por meio do e-mail [email protected]

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU