Os atendimentos serão mediante agendamento

O órgão estava com os atendimentos presenciais desde março por conta da pandemia de coronavírus.

A volta de apenas alguns serviços terá início na próxima segunda-feira (14). Em Bauru o horário de funcionamento será de segunda a sexta das 7h às 13h.

Para obedecer às exigências sanitárias, alguns serviços específicos como as perícias médicas ainda não tem retorno previsto.

É fundamental realizar o agendamento prévio para atendimento, caso contrário não haverá atendimento.

Os agendamentos podem ser feitos pelo site ou pelo aplicativo “Meu INSS” disponível para download na versão Android e IOS.

O contato pelo número da Central 135 também estará disponível de segunda a sábado das 7h às 22h para agendamentos e demais dúvidas.

O aplicativo disponibiliza mais de 90 serviços. Alguns deles são: seguro-desemprego do pescador artesanal, benefícios assistenciais e certidão de tempo de contribuição.

Além disso, os serviços de aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-doença também estão disponíveis. O prédio do INSS em Bauru fica na Rua Azarias Leite, quadra 1-75.

De acordo com o site oficial do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS foi criado em 27 de junho de 1990 durante a presidência de Fernando Collor de Melo.

A criação do órgão se deu por meio do Decreto n° 99.350 e da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social – IAPAS com o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.

Como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS, atual Ministério da Previdência Social – MPS.

O órgão denomina-se então uma organização pública responsável por prestar serviços previdenciários para a sociedade brasileira.

Sendo assim o INSS é responsável por reconhecer e operacionalizar direitos de milhões de brasileiros contribuintes da Previdência Social.

Ele ainda busca constantemente alternativas de modernização e excelência operacional para melhor otimização dos resultados e ferramentas para atender a população.

Já a previdência social, de acordo com o site Estudo Prático, é um tipo de seguro acumulado por meio de contribuição social.

Uma vez que o trabalhador contribuiu durante o período em que estava empregado, a previdência substituirá o salário quando ele não estiver mais atuando no mercado de trabalho.

Ainda de acordo com o site oficial da Previdência Social é informado que a missão do “seguro” é garantir proteção ao trabalhador e sua família.

Isso por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável para promover o bem-estar social.