O evento ocorrerá no Jardim Botânico Bauru. Foto: Retirada do blog oficial do Jardim Botânico de Bauru.

Para comemorar os 26 anos do Jardim Botânico de Bauru uma programação especial foi elaborada para o público, dentre elas o “1º Passarinhando no Jardim Botânico”, desenvolvido pelo Jardim Botânico Municipal com parceria da Empresas Amigas da Natureza.

A observação de aves existe desde o século XV e a partir do século XIX ganhou mais notoriedade por conta dos estudos de Charles Darwin. Em 1873 a criação da organização Nuttall Ornithological Club em Boston, representou o começo do Birdwatching nos Estados Unidos.

Observar as aves pode ser considerado uma atividade de educação, conservação ou até mesmo lazer e pesquisa. Para isso, gravações dos cantos dos animais e a utilização de câmeras e binóculos são as ações mais comuns daqueles familiarizados com a prática.

O evento contará com dois grupos, o primeiro para aqueles já acostumados com a prática: 6h e o segundo as 8h para demais interessados. Haverá também um encontro das duas turmas às 9h30 para discussão e encerramento. A orientação ficará por conta do Dr. Guilherme Sementili Cardoso que é biólogo e doutor em zoologia.

Interessados deverão preencher inscrição disponível no link:  www.jardimbotanicobauru.com.br. Serão no máximo 15 pessoas por turma e haverá a taxa de R$10 que será pago no dia do evento, a fim de realizar o cadastro.

Para que os participantes sintam-se mais a vontade durante a realização da observação, recomenda-se o uso de calça, sapato fechado, protetor solar, repelente, boné e é claro binóculos e máquinas para aqueles que desejarem registrar o momento.

SERVIÇO

1º Passarinhando no Jardim Botânico

Data: 15/03

Horário: 1ª turma, 6h – familiarizados com prática. 2ª turma, 8h – público em geral.

Encerramento: 9h30

Local: Jardim Botânico Municipal de Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, s/n, Tangarás. Acesso pelo estacionamento do Zoológico Municipal.