Início » Mais de 95% da população acima de 18 anos já recebeu uma dose da vacina da Covid-19 em Bauru

Mais de 95% da população acima de 18 anos já recebeu uma dose da vacina da Covid-19 em Bauru

por Casimiro
0 comentário

Mais de 95% da população de Bauru com 18 anos ou mais já recebeu pelo menos uma dose da vacina da Covid-19. O índice mínimo definido pelo Ministério da Saúde é de 90% da população vacinada. O público acima de 18 anos em Bauru, que é a população elegível para tomar a vacina, está estimado em 297.084 pessoas de acordo com o Ministério da Saúde. Já para a população entre 12 e 17 anos, a campanha foi iniciada na semana passada.

Das pessoas com 18 anos ou mais, receberam a primeira dose 274.916 pessoas, e outros 8.330 moradores receberam a dose única, totalizando 283.246 pessoas com pelo menos uma dose de vacina, 95,30% de cobertura. As faixas com mais pessoas vacinadas com a primeira dose, proporcionalmente, são a de 60 a 69 anos, com 97,93%, e a de 70 a 79 anos, com 97,87%. Já entre 18 e 29 anos, que reúne as últimas idades que entraram na vacinação, a cobertura está em 90,32%. Nas demais faixas, os índices estão perto ou acima de 95%. Na faixa entre 30 e 39 anos, 85,04% tomou a primeira dose, e mais 10,17% recebeu a vacina de dose única, chegando a um índice de mais de 95% neste público.

A aplicação da primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais continua nesta semana, ficando centralizada na Etec, das 8h às 12h, a partir desta terça-feira (24). Aqueles que ainda não receberam a primeira dose devem fazer o agendamento no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site.

A prefeita Suéllen Rosim destaca o empenho dos profissionais da Secretaria de Saúde para este resultado. “Os servidores estão se empenhando muito, foram vários finais de semana de trabalho, feriados, além de toda a aplicação de vacinas que já acontece diariamente. Só chegamos a esse desempenho devido ao esforço de cada profissionais, e da adesão da população, que vem comparecendo para receber a vacina”, afirma.

O secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias também agradeceu o empenho dos servidores, que atuaram muitas vezes aos finais de semana e feriados para dar conta do volume de trabalho com a vacinação. “Agradeço a cada servidor pelo empenho na aplicação da vacina, e em todos os setores envolvidos, no armazenamento, transporte, recepção do público nas unidades. Agora é importante que a população volte para a segunda dose dentro do prazo estipulado, e todos mantenham os cuidados”, avisa.

SEGUNDA DOSE
Em relação a segunda dose, a cobertura está acima de 90% para pessoas com 60 anos ou mais. Na faixa de 70 a 79 anos, 94,78% já tomaram a segunda dose, enquanto entre 60 e 69 anos, 90,90% receberam a segunda dose. Acima dos 80 anos, o índice é de 89,72%. A Secretaria de Saúde lembra que a imunização só está completa com as duas doses de vacina – com exceção da Janssen, que é aplicada em dose única. Aqueles que já estão no prazo de tomar a segunda dose devem fazer o agendamento no site e ir até a unidade de saúde, na data e horário marcados, para receber a vacina.

A única faixa abaixo dos 60 anos em que mais de 40% das pessoas está com a imunização completa é da população entre 30 e 39 anos – 41,20% já tomaram a segunda dose ou a vacina de dose única. Ao todo, 125.039 pessoas com 18 anos ou mais já tomaram a segunda dose ou a vacina de dose única, o que representa 42% de população com 18 anos ou mais com a imunização completa em Bauru.

CUIDADOS SEGUEM
O avanço da vacinação é uma das ferramentas principais para conter o avanço da pandemia. Nas últimas semanas, a ocupação das UTIs já diminuiu, assim como o número de novos casos e óbitos, mas a pandemia ainda não acabou. Por isso, a Secretaria de Saúde lembra que as pessoas devem manter todos os cuidados, inclusive aqueles já vacinas, com o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, além de evitar qualquer aglomeração. Somente com a colaboração de todos será possível vencer a pandemia.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixar comentário

logo_bauru

Nós nos consideramos um meio de comunicação social que concorda em beneficiar e colaborar com a cidade de bauru com a veiculação de noticias relacionadas a ela e seus moradores.

CONTATO

Email:
contato@bauru.com.br

2022 © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por SmokyDev