O Museu Ferroviário Regional de Bauru divulga, neste sábado (24), um vídeo com o depoimento do historiador Edson Fernandes sobre a história dos povos Kaingang. O vídeo vai ao ar às 14 horas e pode ser acessado na página do Facebook do museu, no link https://www.facebook.com/MuseuFerroviarioRegionaldeBauru.

O depoimento integra a programação da semana de resistência dos povos indígenas, abordando a história dos povos Kaingang e como ocorreu o genocídio dos primeiros habitantes da região de Bauru durante a implantação da ferrovia.

O vídeo traz a fala do professor e historiador Edson Fernandes, que é doutor em história e, nos últimos anos, tem desenvolvido pesquisas sobre a ocupação e povoamento da região centro-oeste do Estado de São Paulo, incluindo os conflitos com a população indígena e a criação de vilas e povoados. Ao longo de sua trajetória, o historiador publicou artigos, escreveu “Uma vila no sertão: Lençóes, século XIX”, “Histórias incomuns” e é coautor de “Lençóis Paulista conta sua história” e de “Fronteira infinita: índios, bugreiros, escravos e pioneiros na Bahurú do século XIX”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU