Zoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugio
O Parque Zoológico de Bauru, que completa 44 anos em agosto, foi presenteado com um filhote de bugio. O bebê nasceu há um mês, mas só agora foi apresentado porque ainda está em observação.
O bugio é observado de perto pelos funcionários do Zoológico, mas a mãe o cuida sem intervenção humana. Junto dela e do grupo, o filhote crescerá saudável e aprenderá comportamentos importantes para se reproduzir e conservar.
Um jovem macho entrou no Zoológico Bauru para tentar se reproduzir com uma fêmea mais velha, que é experiente e não tem parentesco. A genética dos animais é importante para filhotes fortes e saudáveis.
A diretora do Zoo, Samantha Pereira Lima, disse que ainda não sabemos o sexo do mais novo morador do Zoo porque as fêmeas e filhotes de ambos os sexos têm cores bege e pretas quando se tornam adultos.
O bugio é um dos maiores primatas do Brasil e está em declínio devido à perda e fragmentação de seu habitat, vulnerabilidade a epidemias e caça. A equipe do Zoo está muito feliz com o bebê, que foi fruto de muito trabalho e dedicação.
COMENTÁRIOS