Seja bem vindo
Bauru ,07/09/2024

  • A +
  • A -

Secretaria de Saúde segue com treinamentos aos profissionais no mês de agosto

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU
Secretaria de Saúde segue com treinamentos aos profissionais no mês de agosto

A Secretaria de Saúde segue com inscrições abertas para treinamentos, no mês de agosto, direcionados aos profissionais da saúde. As inscrições estão disponíveis na Divisão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), através do link https://sites.bauru.sp.gov.br/educacaoemsaude/inscricoes_abertas.aspx?t=i.


Iniciando o mês, o enfermeiro Fábio Luiz Banhara promove, no período da manhã do dia 7 de agosto, no auditório da Casa da Mulher, o curso ‘Estratégias multimodal para a ampliação da adesão da higiene das mãos’. O evento é voltado a todos os profissionais da rede municipal de saúde e abordará a sensibilização sobre a importância de higiene das mãos nos serviços de saúde e as estratégias para ampliação da adesão a higiene das mãos, como também, a apresentação de protocolo de higiene das mãos da Secretaria de Saúde.


Também no dia 7, as profissionais Denise Pegoraro Cannever, Taniguá Valle, Cristiane Andrea Mariano Castilho e Natasha Castilho de Oliveira ministram a palestra ‘Matriciamento ambulatorial de apoio a mulher em situação de violência’, que acontece no auditório da Casa da Mulher, no período da tarde. A capacitação sobre protocolo do ambulatório de apoio à mulher em situação de violência será direcionada às equipes que atuam na assistência à saúde.


O ‘Zumbido, sua importância clínica e o que podemos fazer?’ consiste em uma capacitação direcionada aos enfermeiros e médicos da Estratégia de Saúde da Família, do Programa Mais Médicos pelo Brasil e aos enfermeiros da atenção primária a saúde. A médica otorrinolaringologista Adriana Bernardini Antunes Scanavini ministrará o curso na sala de reunião da Secretaria de Saúde, com opções de turmas nos dias 12 e 19 de agosto.


Os médicos ginecologistas obstetras, generalistas, integrantes do Programa Mais Médicos e os da Estratégia de Saúde da Família, bem como os enfermeiros, poderão participar da palestra ‘Sífilis na Gestante: como conduzir o pré-natal corretamente, minimizando os impactos para os recém-nascidos’, ministrado pela pediatra Raquel Garcia de Rosis Chedid, no anfiteatro da Casa da Mulher, no dia 20 de agosto. 


A palestra ‘Compreendendo surtos epidemiológicos, acompanhamento e encerramento’ apresentará a definição epidemiológica de surto de notificação, agentes infecciosos, intervenções e educação para a saúde e será ministrada pelas enfermeiras Rita de Cássia Altino e Daniele Cristina Santarém Sales aos profissionais de saúde responsáveis por notificação, acompanhamento e investigação de surtos. O evento acontece no dia 22 de agosto, no auditório da Casa da Mulher.


Os principais malefícios do fumo, bem como as opções de tratamento e como cessar o uso do tabaco serão abordados pelos palestrantes Lahis Pires, Wellington Menezes Patrolin e Mariana Camiloti Neto, no dia 23 de agosto, no auditório da Casa da Mulher, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29. Todos os profissionais da rede municipal de saúde estão convidados para o evento.


No dia 28 de agosto, a ginecologista e obstetra Cristiane Andréa Mariano Castilho promove o treinamento ‘Protocolo de tratamento de infecção de trato urinário em gestantes’ no auditório da Casa da Mulher. A capacitação é voltada aos médicos ginecologistas e obstetras, generalistas, profissionais do Programa Mais Médicos pelo Brasil e da Estratégia de Saúde da Família, como também aos enfermeiros.


AGOSTO DOURADO

Em alusão ao Agosto Dourado, campanha nacional de conscientização sobre a importância da amamentação, a Secretaria de Saúde, por meio do Bando de Leite Humano, promove diversas capacitações abordando o tema.


Iniciando a programação da Semana Mundial da Amamentação, comemorado na primeira semana do mês de agosto, a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano de Bauru, Maria Nereida Panichi, promoverá, no dia 6 de agosto, o curso ‘Amamentação, apoio em todas as situações’, tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno/2024 e das comemorações do Agosto Dourado no auditório da Casa da Mulher, que tem como público-alvo os profissionais da saúde que atuam nas unidades de saúde da Secretaria de Saúde e em outras instituições de saúde do município.


A instrumentalização de agentes multiplicadores sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e sua continuidade até dois anos ou mais será tema da ‘Capacitação de multiplicadores em aleitamento materno’ aos profissionais de saúde que atuam nas unidades da rede municipal de saúde ou em outras instituições. Maria Nereida Panichi, Maria Therezinha Mucheroni Covolan, Caroline Daniel Montagner e Rita Cristina Chaim também abordarão a estruturação da rede de apoio como ferramenta fundamental para permitir a amamentação. O evento será no auditório da Casa da Mulher, no dia 9 de agosto. 


Seguindo com as atividades comemorativas, a ‘Capacitação de multiplicadores em alimentação complementar saudável’ abordará a instrumentalização de agentes multiplicadores sobre a importância do aleitamento materno e da alimentação complementar ser introduzida de forma oportuna, adequada, segura e oferecida de maneira apropriada, destacando a estruturação da rede de apoio como ferramenta fundamental, para o estabelecimento do aleitamento materno e da introdução da alimentação complementar saudável, no dia 16 de agosto, no auditório da Casa da Mulher, com a participação de Maria Nereida Panichi e Beatriz de Oliveira. O evento tem como público-alvo os profissionais de saúde que atuam nas unidades municipais de saúde e de outras instituições, no entanto, necessário que o participante possua noções básicas em aleitamento materno.


Os profissionais de saúde que atuam no Banco de Leite Humano do município podem participar de uma atualização através do curso ‘Aleitamento materno e alimentação complementar saudável: papel no desenvolvimento global da criança’, que ocorrerá no dia 19 de agosto. Maria Nereida Panichi e Maria Therezinha Mucheroni Covolan abordarão o  tema destacando a importância da prática contínua e permanente do modelo de atuação multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar, no auditório da Casa da Mulher.


A roda de conversa ‘Desafios e possibilidade das ações realizadas em aleitamento materno e alimentação complementar’, que acontecerá no dia 22 de agosto, no auditório da Casa da Mulher, é direcionada aos profissionais de saúde que atuam nas unidades municipais de saúde. A troca de experiências, discussões e reflexões entre os profissionais será intermediada pelas palestrantes Beatriz Tomaz de Abreu da Silva e Maria Nereida Panichi.


Para fechar a programação de cursos do mês, no dia 30, as profissionais Maria Therezinha Mucheroni Covolan e Maria Nereida Panichi promovem o curso ‘Impacto do aleitamento materno e da alimentação complementar na saúde das crianças a curto e longo prazo’, no auditório da Casa da Mulher. As nutricionistas que atuam nas unidades de saúde e dentistas que trabalham no Programa do Bebê poderão realizar a atualização sobre o papel do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável no desenvolvimento global da criança, promovendo a reflexão e discussão entre os profissionais que atuam na saúde materno infantil.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha