Jardim Botânico abre nova exposição fotográfica neste sábado
O Jardim Botânico Municipal de Bauru apresenta uma nova exposição fotográfica a partir deste sábado (21). A exposição ‘O Céu Estrelado: Astrofotografia com Fátima Sandrin’ reúne registros do céu noturno sob o olhar da fotógrafa.
A exposição vai ficar disponível ao público no Centro de Visitação do Jardim Botânico, de terça-feira a domingo das 8h às 16h, com entrada gratuita. A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e do Jardim Botânico Municipal de Bauru, e tem o apoio das Empresas Amigas da Natureza.
O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A exposição, que tem como foco a Astrofotografia, reúne fotos do céu estrelado registrado em vários lugares visitados por Fátima, incluindo diversos locais nos arredores de Bauru, cidades diversas pelo estado de São Paulo e também no Deserto de Atacama no Chile.
A Astrofotografia visa registrar eventos e objetos celestes como eclipses, estrelas, planetas, satélites, nebulosas e galáxias. O registro de estrelas e galáxias é feito durante a noite. Geralmente, é necessário estar em um local escuro, a uma distância de, pelo menos, 30 quilômetros da cidade, devido à poluição luminosa que pode atrapalhar os registros.
De acordo com Fátima Sandrin, os locais escuros possibilitam apreciar a beleza do céu noturno, em um recorte do vasto universo em que estamos. “Na contemplação, importa o olhar que cada pessoa tem para produzir as imagens do que a encanta, estabelecendo a conexão que faz com a luz dos astros e estrelas que estão ao redor de nosso planeta. Convido você a apreciar esta exposição e embarcar também nesta aventura dos sentidos”, comenta.
SOBRE A FOTÓGRAFA
Fátima Sandrin é bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Unesp de Botucatu e professora aposentada de Ciências e Biologia. Hoje, aos 71 anos, captura imagens diurnas e noturnas de natureza. Fotógrafa amadora desde 2011, frequentou cursos de Fotografia Científica, Fotografia Geral, Fine Art, Fotografia Noturna, Astrofotografia, entre outros. Já realizou exposições fotográficas de Plantas – Bromélias e Samambaias - no Jardim Botânico Municipal de Bauru nos anos de 2018 e 2019.
A Astrofotografia com câmera fixa em um tripé tornou-se sua paixão pessoal, uma jornada iniciada em 2017, atraída por este novo universo – a contemplação da beleza do céu noturno e a captura de imagens da Via Láctea e constelações. Desde 2018, tem compartilhado conhecimentos por meio de workshops de Astrofotografia Básica. Já participou de exposições coletivas e individuais sobre Astrofotografia.
COMENTÁRIOS