Encontro regional discute experiência positiva de Bauru no atendimento a casos de infarto agudo do miocárdio
A Diretoria Regional de Saúde (DRS-6) realizou nesta segunda-feira (4) um evento sobre a experiência positiva de Bauru no atendimento a casos de infarto agudo do miocárdio, com o uso do trombolítico Tecneteplase, sendo o primeiro município do País a obter a habilitação do Ministério da Saúde para o ressarcimento integral pelo governo federal das aquisições do medicamento.
O evento aconteceu na Universidade de São Paulo (USP) de Bauru, com as presenças da diretora regional de Saúde, Fabíola Leão Soares Yamamoto, da prefeita Suéllen Rosim, da secretária de Saúde, Giulia Puttomatti, e da diretora do Samu de Bauru, Mariah Ferrão. Os médicos Júlio César Garcia de Alencar e Agnaldo Piscopo também fizeram apresentações durante o evento, que contou com profissionais e gestores de saúde de toda a região.
Bauru cadastrou junto ao Ministério da Saúde a primeira solicitação de habilitação para o fornecimento do medicamento em agosto de 2022, em acordo com a Portaria 3.438 de 2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as estratégias no âmbito da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e sobre os atributos de procedimento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Prótese e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS).
O medicamento Tenecteplase é indicado para o tratamento trombolítico pré-hospitalar do infarto agudo do miocárdio ou da Síndrome Coronariana Aguda, devendo ser ministrado o mais rápido possível após o início dos sintomas. Se administrado em tempo hábil pelo profissional médico, o aumento da sobrevida dos pacientes é comprovadamente maior do que em pacientes que receberam o trombolítico em ambiente intra-hospitalar. O medicamento também é utilizado em ambiente hospitalar quando necessário.
A habilitação do financiamento do medicamento vai beneficiar os nove municípios regulados pela Regional Samu Bauru, que são Agudos, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Pederneiras, Pirajuí e Piratininga, com cobertura estimada de 596.592 pessoas. Todos os profissionais do Samu estão capacitados para a identificação dos sintomas do infarto agudo do miocárdio e da Síndrome Coronariana Aguda, bem como para a administração do trombolítico.
COMENTÁRIOS