O PMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental) é um projeto que visa conscientizar a importância do ensino sobre o meio ambiente. No último dia 11 o programa fez sua primeira visita ao Observatório Didático de Astronomia da UNESP.

Os privilegiados da turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourdes Colnaghi presenciaram a oportunidade de conhecer o Observatório. Lá eles aprenderam mais sobre o surgimento das formas de vida no planeta, o espaço e ainda observaram o sol com um telescópio.

As atividades orientadas pelo Profº Dr. Rodolfo Langhi contaram ainda com avaliações para reforçar e fixar o conteúdo aprendido.

Observatório de Astronomia. Foto: Divulgação/Unesp

No período da tarde, quem também teve oportunidade de saber mais sobre o espaço foram os alunos da EMEF Santa Maria. Na próxima semana os alunos da EMEF Waldomiro Fantini serão os próximos a conhecerem a o Observatório.

O Programa Municipal de Educação Ambiental é desenvolvido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CONDEMA. Através do projeto, integrantes da UNESP, Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Semma e Departamento de Água e Esgoto – DAE se unem com o intuito de propagar conhecimento.

Tendo como principal tema o meio ambiente, o projeto intercala visitas técnicas, atividades teóricas e aprendizado que introduz o conteúdo que trata do início da vida até os dias atuais.

O sorteio de turmas para o ano de 2020 contou com quatro turmas sortudas do 5º ano. Foram três escolas municipais do ensino fundamental que terão visitas de março até novembro em duas semanas por mês.

O planejamento das visitas conta com diversos locais que são repletos de cultura e história no município de Bauru como: Museu Ferroviário Regional de Bauru, Pinacoteca – Casa Ponce Paz, Jardim Botânico, Estação de Tratamento de Esgoto Candeia, Museu do Café de Piratininga, Jardim Botânico, Parque Zoológico, Centro Ambiental Rio Batalha e o Observatório Didático de Astronomia da Unesp.