A Prefeitura de Bauru e a Polícia Civil vão atuar de maneira conjunta para coibir festas clandestinas e ‘pancadões’ durante a pandemia. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (29), em entrevista coletiva que teve a participação da prefeita Suéllen Rosim e dos delegados Ricardo Martines, diretor do Deinter-4, Ricardo Dias, diretor da Deic, e Luciano Faro, delegado seccional de Bauru.

A Polícia Civil vai agir na prevenção, visando coibir as festas, e na punição, no caso de eventos que sejam flagrados, com o apoio da Polícia Militar (PM) e da prefeitura, através da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Saúde. Os delegados lembraram que a realização destas festas serão combatidas com rigor, e se duas ou mais pessoas estiverem na organização, poderão ser enquadradas por associação criminosa.

Além disso, as pessoas flagradas na organização de eventos e festas clandestinas serão autuadas pelo município e também vão para o Plantão Policial, e podem até ser detidas, passando por audiência de custódio com a Justiça. A Polícia Civil afirmou que vem trabalhando desde o começo da pandemia para coibir essas irregularidades, e agora vai estreitar a parceria com a prefeitura.

Na sexta-feira (2), que será feriado, e no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de abril, as fiscalizações serão ampliadas já com o intuito de evitar os eventos irregulares, que podem levar a propagação da Covid-19. “Muitas pessoas estão sem trabalhar, o comércio fechando, diante do momento difícil que estamos passando, enquanto outras ainda não estão colaborando para reduzir a disseminação, mesmo com mais de um ano de pandemia. A fiscalização vai seguir e temos que punir aqueles que estão colocando a vida das pessoas em risco. A parceria tem essa proposta”, afirma a prefeita.

Na semana passada, a prefeitura já tinha feito parceria com a Polícia Militar (PM), que neste fim de semana fiscalizou possíveis festas clandestinas e aglomerações com o uso do helicóptero Águia e com drones. O município também seguiu com as fiscalizações durante o fim de semana, tanto para os estabelecimentos comerciais e de serviços, como também de aglomerações e festas clandestinas.

DEFESA CIVIL
E desde o último fim de semana, a Defesa Civil municipal reforçou a fiscalização de irregularidades. A equipe da Defesa Civil faz a orientação, e quando necessário, pode acionar os fiscais da Secretaria de Saúde, Seplan ou PM, contribuindo para que a prefeitura esteja presente em mais regiões.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU