O viaduto da 13 de maio foi interditado por apresentar problemas na estrutura
O viaduto que liga a Rua 13 de maio à Avenida Nuno de Assis completou 1 ano de interdição agora em setembro.
Na última sexta-feira (4), a Prefeitura Municipal De Bauru liberou a alça de acesso do viaduto João Simonetti, localizado no centro da cidade.
Apesar da liberação do trecho, os postes responsáveis pela iluminação do local estavam apagados, deixando o local escuro para a passagem dos veículos.
A interdição ocorreu por risco de desabamento após uma vistoria técnica realizada pelo Ministério Público.
O viaduto apresentava desgaste natural da construção, o que resultou em uma fenda de 13 centímetros no asfalto.
Durante o período de interdição os motoristas precisaram recorrer a desvios. Um deles:
- Pelo viaduto João Simonetti até a Praça da Bíblia;
- Pegar a direita primeiro na Rua Beirute
- Direita na Rua Alto Juruá;
- Esquerda na Rua São Paulo;
- Direita na Rua Alto Purus, saindo então na Avenida Nuno de Assis.
A segunda opção é:
- Viaduto João Simonetti até a Praça da Bíblia;
- Esquerda pela Rua Miguel Buso;
- Seguir pela alça de acesso para a Nuno de Assis sentido Fórum até o início da avenida.
No final de agosto houve interdição completa do viaduto para a instalação de 35 escoras de madeira.
No entanto, na mesma semana, três das estacas caíram. O local no qual ocorreu a falha é utilizado como passagem de pedestres.
Apesar da irresponsabilidade, ninguém se feriu. De acordo com o G1, foram enviados técnicos da Defesa Civil para averiguação da falha.
Segundo eles, a trepidação dos veículos pode ser uma das causas, juntamente com o travamento das escoras, que não ocorreu.
O travamento é o principal responsável por assegurar a imobilidade das escoras e impedir que a estrutura desabe.
Com uma breve pesquisa é possível encontrar conteúdos referentes ao escoramento. Em grande parte deles as escoras de madeira não são recomendadas.
Comparadas às escoras metálicas, as de madeira são frágeis, podendo sofrer avarias e reduzindo sua durabilidade.
Além disso, as estacas de madeira exigem maior esforço e tempo na instalação. Considerando a especificidade da obra, elas são um risco.
Afinal, o viaduto possui um grande fluxo de veículos, que podem causar trepidação e pesar sobre a estrutura, perigo para pedestres e motoristas.