Ícone do site Bauru

Programa Oficinas Culturais oferece oficinas sobre poesia, artes visuais, podcasts e mais

O Programa Oficinas Culturais realiza, durante o mês de agosto, oficinas online sobre diferentes temáticas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio dos links disponibilizados para cada oficina.

O projeto é realizado pelo Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – Organização Social de Cultura e tem apoio da Secretaria de Cultura de Bauru.

A programação completa de oficinas gratuitas pode ser vista em http://poiesis.org.br/maiscultura. As formações culturais já gravadas podem ser assistidas em https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo.

Acompanhe a programação de agosto:

A oficina visa provocar e trazer à consciência emoções e sentimentos como poderosas ferramentas de expressão, auxiliando o intérprete-criador a se manter relaxado, confiante e seguro no palco e nas câmeras ao se permitir afetar pelas emoções e sentimentos que permeiam o contexto cênico, conduzindo-os de maneira consciente.

A oficina tem como objetivo apresentar e dialogar sobre determinadas produções literárias, abordando o peso e importância que o futebol possui em nossa história contemporânea.

A oficina visa sensibilizar e instrumentalizar os participantes à criação poética, por meio do encontro com limites que determinados gêneros poéticos propõem. Transitando entre a teoria e a prática e estudando algumas formas específicas como a trova, o hai-kai, palíndromos ou os anagramas, o participante deverá ampliar seu repertório acerca do tema, aventurar-se na criação de poesias, além de refletir coletivamente sobre as produções realizadas no grupo. O participante será, também, estimulado a resgatar sua memória corporal, utilizando-a como estímulo para suas produções.

A oficina oferece diversas orientações sobre os primeiros passos que o artista visual pode dar superar dificuldades, fazer parte do amplo sistema da arte e mostrar suas obras para todos.

Os materiais e equipamentos necessários para participar são computador ou celular com acesso à internet, o software gratuito Audacity 4 ou aplicativos compatíveis, caso o participante só tenha celular.

A oficina ensina o passo a passo da gravação, edição e publicação de podcasts. Serão apresentados exemplos e exercícios práticos para que você consiga produzir seu próprio programa utilizando ferramentas gratuitas.

A oficina tem como proposta discutir e analisar a produção de artistas e intelectuais que utilizam diversas linguagens como forma de enfrentamento às opressões e se articulam em práticas artísticas de emancipação e justiça social, num exercício de liberdade e amor.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Sair da versão mobile