Início » Saúde realiza parceria com empresa Gold Silver para doação de óculos a crianças

Saúde realiza parceria com empresa Gold Silver para doação de óculos a crianças

por Casimiro
0 comentário

A Secretaria Municipal de Bauru realizou parceria com a empresa Gold Silver para doação de óculos e lente de grau a crianças da rede municipal de saúde em vulnerabilidade social. As doações fazem parte do Programa de Saúde Ocular da Secretaria, destinado a crianças de 4 a 14 anos que necessitam de óculos de grau e não dispõe de recursos socioeconômicos.

O Programa surgiu após a abertura do novo Centro de Especialidades Médicas Municipal – Policlínica, visando organizar a demanda de oftalmologia para contribuir com a diminuição da fila de espera pela avaliação nesta especialidade.

O Programa contemplará as crianças encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde conforme avaliação da equipe de saúde (médico pediatra ou generalista), e também os alunos provenientes do Programa Saúde na Escola, que tem como uma das atividades analisar a acuidade visual das crianças, a partir de testes realizados nas escolas. Após este teste inicial, os alunos que possivelmente tenham algum problema de visão são encaminhados para consulta mais específica e especializada com um oftalmologista da rede municipal de saúde.

Depois da confirmação da necessidade do uso de óculos pelo oftalmologista, estas crianças acompanhadas do responsável, serão encaminhadas para atendimento com profissional assistente social, que realizará a avaliação social seguindo os critérios definidos pela Lei Municipal nº 7.249 de 20 de agosto de 2019. As que tiverem parecer favorável poderão retirar gratuitamente a lente e armação dos óculos na ótica parceira Gold Silver, que assim procederá a partir da avaliação da prescrição médica.

O Programa de Saúde Ocular visa contribuir para que as crianças em idade escolar possam ser avaliadas e acompanhadas pelos profissionais da Rede Municipal de Saúde na área de Atenção Primária à Saúde e Especializada, promovendo uma saúde ocular de qualidade e inclusiva para aqueles que necessitam desse recurso indispensável para a vida, em especial na fase mais importante da criança que é a de aprendizado escolar, bem como ampliar a possibilidade de que os alunos possam ser avaliadas visualmente dentro do prazo oportuno, melhorando suas condições oftalmológicas e favorecendo seu aprendizado.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 e visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, além de ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica.

Entre as ações desenvolvidas estão o combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual, reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e a promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

Deixar comentário

logo_bauru

Nós nos consideramos um meio de comunicação social que concorda em beneficiar e colaborar com a cidade de bauru com a veiculação de noticias relacionadas a ela e seus moradores.

CONTATO

Email:
contato@bauru.com.br

2022 © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por SmokyDev