Em meio a pandemia atual, a Secretaria da Saúde deu início a capacitação de profissionais de saúde da rede emergencial pública. A medida é essencial para que o vírus seja enfrentado da melhor maneira possível e haja a padronização de procedimentos com pacientes para auxiliar na proteção e saúde dos profissionais e doentes.

Até a tarde de sábado (28), noventa profissionais já haviam passado pela capacitação. Desde então os treinamentos estão acontecendo de maneira ininterrupta, uma vez que o objetivo é atender todos os funcionários da emergência da rede pública municipal de saúde. A organização tem sido através de 12 profissionais a cada 90 minutos, a fim de evitar aglomerações.

Os médicos Paulo Pepulin (diretor do Departamento de Emergência do Município), Alessandra Mazzo (Faculdade de Odontologia da USP/Bauru) e Allan Kira (Hospital de Base) foram os responsáveis pela diligência da ação.

A parceria da Secretaria de Saúde com o Hospital de Base, Hospital Estadual, Unisagrado e USP também colaborou para que fosse possível a realização dos treinamentos gratuitos que já beneficiaram médicos, especialistas e fisioterapeutas presentes.

Até a tarde de sábado (28), noventa profissionais já haviam sido capacitados. Foto: Por Prefeitura Municipal de Bauru

Médicos e enfermeiros que estarão em contato direto com os pacientes de coronavírus, seguirão os protocolos nacionais e internacionais a fim de aperfeiçoar a relação entre equipe e a autoconfiança de profissionais em cada procedimento.

A identificação prévia de um paciente suspeito de COVID-19 é a prioridade do treinamento. A estabilização do paciente, assim como a manipulação da paramentação e retirada dos EPI’s são fundamentais para evitar o contágio do profissional.

Técnicas corretas de medicação, ventilação mecânica e intubação também são alguns dos procedimentos específicos repassados para o tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para o aperfeiçoamento da preparação da saúde no município, principalmente em tempos de pandemia.