A campanha contará com diversos conteúdos remotos sobre cuidados no trânsito
Neste ano a Semana Nacional de Trânsito acontece em Bauru a partir do dia 18 de setembro às 9h30. Dessa vez a campanha terá como tema: “Perceba o Risco, Proteja a Vida”.
O início da campanha acontecerá por meio de uma transmissão no canal oficial da Emdurb. Os demais conteúdos também estarão disponíveis por meio da plataforma.
Além disso, toda a programação que contará com diversas palestras acontecerá de forma remota por conta da pandemia de coronavírus.
Prefeitura, Emdurb, Polícia Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Detran, Sest/Senat, Senai, Samu e demais parceiros serão alguns dos responsáveis pelos conteúdos.
Após o lançamento que acontecerá na sexta-feira, haverá também uma live com tema “Perceba o Risco, Proteja a Vida”.
As palestras abordarão atitudes preventivas no trânsito e estarão disponíveis do canal da Emdurb a partir do dia 21 de setembro.
Confira o cronograma completo da campanha:
- Terça-feira (22)
15h – “Dia Mundial Sem Carro – A Mobilidade Ativa no Dia a Dia”
- Quarta-feira (23)
15h – “Perceba o Risco, Proteja a Vida”
19h – “Infrações de trânsito em época de pandemia” (relação entre multas e falta de conduta preventiva)
- Quinta-feira (24)
15h – “Desafios da educação para o trânsito”
- Segunda-feira (28)
19h – Conflitos no trânsito – O limite entre o direito e o dever”
- Terça-feira (29)
15h – “Vidas em foco segundo a visão do Samu”
- Quarta-feira (30/09)
15h – “Os Limites do Idoso no Trânsito”
19h – Live de Encerramento
A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. No dia 25 de setembro é também comemorado o Dia Nacional do Trânsito.
De acordo com o site Calendarr, a data surgiu a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro em setembro de 1997.
Já de acordo com o site oficial do Senado, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.
Sendo assim, a criação da data é também uma maneira de reforçar a importância de respeitar as leis de limite de velocidade, da proibição do uso de celulares no trânsito e a de “se beber, não dirija”.
Utilizar sempre o cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestres e sinalizar ações como seta e pisca alerta corretamente também são fundamentais para um trânsito mais harmonioso.