As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) está com inscrições abertas para aulas de xadrez gratuitas e remotas.
Os interessados devem enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (14) 98160-3593 até o dia 30 de setembro.
As orientações ficam por conta do professor do projeto Xadrez BTC/Semel Eric Piasse. Ele será responsável por verificar o nível de conhecimento e direcionar o aluno para a turma mais adequada.
Todo o processo de seleção será feito online por meio de exercícios e partidas que geram rating (pontuação).
Com isso os alunos podem se classificar na turma iniciante, intermediária ou avançada.
Duas plataformas online servirão para a execução das aulas. São elas: o Lichess e o Chess.
O xadrez é um jogo de mesa de raciocínio lógico para dois jogadores. Dentre as mais diversas histórias sobre seu surgimento a que mais ganha espaço é sobre a origem indiana do jogo.
De acordo com a revista Super Interessante, no século VI o jogo recebeu o nome de Shaturanga, significando “os quatro elementos de um exército”.
A partir de então, sofrendo algumas modificações, foi para a China e Pércia por meio das rotas comerciais. Veio daí a palavra “shah”, que significa rei e originou o nome xadrez.
Os tabuleiros viajavam com os invasores de terras na África, Espanha e Portugal. Com o tempo ganhou seu formato atual e incorporou elementos da Idade Média.
No Brasil, de acordo com o Mundo Educação, acredita-se que o esporte tenha chegado por volta do ano de 1500, por meio dos portugueses.
Desde então o xadrez é um dos jogos mais populares do mundo e em 2001 o enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional.
Na partida, um tabuleiro quadrado é dividido em 64 casas alternadas entre brancas e pretas.
Cada jogador tem 16 peças brancas ou pretas, assim como a função de cada peça e sua importância. O objetivo principal é capturar o rei inimigo e dar o “xeque-mate”.
O jogo ainda apresenta uma versão às escuras no qual um dos jogadores não visualiza o tabuleiro e joga mentalmente.
A versão xadrez simultâneo às cegas também exige grande concentração do jogador uma vez que ambos não visualizam o tabuleiro e jogam várias partidas ao mesmo tempo.
A previsão é que o Campeonato Mundial de Xadrez de 2020 aconteça no segundo semestre deste ano.
Nele, o atual campeão mundial de xadrez, o norueguês Magnus Carlsen, competirá com o vencedor do Torneio de Candidatos.