O Dia da Árvore é comemorada no dia 21 de setembro
Uma parceria entre Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente (Semma) realizaram uma cerimônia para comemorar o Dia da Árvore.
A comemoração ocorreu no último dia 21 de setembro no Horto Florestal. Além do plantio de ipês, houve também o plantio de mudas na calçada.
O plantio de mudas na calçada da Regional São Geraldo em frente ao Residencial San Sebastian, na Rua São Sebastião, também fez parte da solenidade.
Para o evento estiveram prestes o secretário do Meio Ambiente, a diretora da Cetesb de Bauru Flávia Vasconcelos e servidores da Semma.
O Coronel Airton Martinez e o Tenente Coronel Serpa do 4º Batalhão do Policiamento do Interior 4 também marcaram presença no local.
Assim como o Major PM Marques, o Tenente PM Cristiane, e o Major Goes Júnior do Bombeiro.
A data no Brasil
De acordo com o site Toda Matéria, o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro já que a data antecede o início da estação primavera no hemisfério sul.
De acordo com o site Mundo Educação, o Brasil a Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da cobertura vegetal, resultando na área mais ameaçada do planeta.
Considerando esses dados alarmantes, vale dizer que a escolha de uma data para comemorar o dia da árvore é fundamental para a conscientização da importância desses organismos.
A data surgiu em meados do século XIX, precisamente no dia 10 de abril de 1872. Neste dia o político e jornalista Julius Sterling Morton plantou diversas árvores em Nebraska, nos Estados Unidos.
Desde então o desmatamento já começava a deixar marcas de destruição para o ecossistema das florestas.
Dessa forma, diversos países aderiram à data de acordo com a proximidade da primavera em seus respectivos hemisférios.
Durante a data no Brasil as escolas costumam promover atividades voltadas ao meio ambiente, como desenhos e pinturas ou até o plantio de mudas.
Ainda é importante reforçar as inúmeras qualidades desses seres vivos. Apenas algumas delas são:
- Filtragem da poluição do ar;
- Abrigo e alimento para animais e fungos;
- Contribuição para a biodiversidade;
- Fornecimento de substâncias para produção de remédios e cosméticos;
- Equilíbrio do ecossistema;
- Diminuição da temperatura.
Algumas das árvores de mais destaque no país são: castanheira, carnaúba, ipê amarelo, pau-brasil e araucária.
Nesta data é importante nos lembrarmos do quanto dependemos desses organismos para sobreviver e em quanto nossos atos podem impactar sua existência.