O período das solicitações para o vestibular de 2021 já está ativo

Teve início na última terça-feira (8) o período para solicitação de isenção de taxa para o vestibular Unesp 2021.

É possível também solicitar a redução de 50% do valor de R$ 170 reais para efetivação da inscrição.

Para solicitar a isenção ou redução é necessário preencher o formulário disponibilizado pela Vunesp neste link até 27 de setembro.

Os critérios serão:

  • Vestibulandos com cadastro no Cadastro Único com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo;
  • Aqueles com renda mensal até três salários mínimos.

É solicitado juntamente o preenchimento do Numero de Identificação Social (NIS).

Alunos com ensino médio concluído ou a ser concluído em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos, ou com bolsa integral também poderão solicitar a isenção.

É necessário que os vestibulandos tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e residam no Estado de São Paulo.

Ou ainda, estarem vinculados a instituição de ensino localizado em território paulista.

Para solicitação da redução do valor da taxa os candidatos devem estar matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular.

Também é necessário que o vestibulando esteja desempregado ou possua a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos.

Os resultados da solicitação serão divulgados no dia 2 de novembro. Aqueles que tiverem as solicitações aprovadas serão automaticamente inscritos.

400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio, matriculados na rede pública estadual paulista também terão acesso a 75% de redução da taxa. Nestes casos a inscrição será de 1° de outubro a 27 de novembro.

A Unesp, Universidade Estadual Paulista foi criada em 1976 resultado da incorporação dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo.  

Contando com 34 unidades educacionais em 24 municípios paulistas, a Unesp ocupa a 11ª posição no ranking universitário QS para a América Latina de 2020.

O maior câmpus da Universidade é localizado em Bauru. Nele são oferecidos os cursinhos pré-vestibulares que são uma oportunidade de inclusão para alunos baixa renda.

O cursinho Principia, Ferradura e Primeiro de Maio são responsáveis por apresentar conteúdos cobrados em diversos vestibulares, inclusive o da própria Unesp.

Serão 7.630 vagas para 23 cidades do estado de São Paulo.

As provas da 1ª fase do vestibular acontecerão nos dias 30 e 31 de janeiro de 2021.

Já a 2ª fase acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2021. A lista de aprovados será divulgada em 19 de março de 2021.