Você pode estar com “bunda morta” e não sabe: conheça a síndrome moderna do sedentarismo
Também chamada de amnésia glútea, condição pode trazer sérias consequências para o corpo; entenda os sinais e veja como prevenir
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, recebeu oito novas ambulâncias nesta quinta-feira (13) para o transporte de pacientes. Mais três veículos vão chegar nos próximos dias, totalizando 11 ambulâncias. Cinco veículos serão usados no transporte de pacientes eletivos que fazem tratamento em outros municípios, e seis para o transporte de transferência de pacientes em Bauru.
Os cinco veículos para a Unidade de Transporte de Pacientes (UTP) atende quem necessita de tratamentos em outros municípios, e inclui o deslocamento de pessoas com deficiência, acamados ou com mobilidade prejudicada, com indicação de tratamento de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, pacientes regulados para consultadas, exames, reabilitações, avaliações, entre outros, além de internações e altas – estas tanto em Bauru como em outros municípios.
Os pacientes cadastrados no Programa de Tratamentos Fora de Domicílio (TFD) são transportados para diversos hospitais e serviços de saúde especializados fora de Bauru, com média diária de oito municípios distintos, para a realização de exames, cirurgias, atendimentos e tratamentos. Entre os principais destinos estão Lins, Promissão, Jaú, Botucatu, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Barretos, São Paulo, São Bernardo do Campo, Campos do Jordão, e outros quando necessário.
Já as outras seis ambulâncias são para atender a Unidade de Transferência de Pacientes (UTT). Estes veículos serão usados no transporte de pacientes que necessitam de locomoção para outros serviços de saúde, solicitações de internações dentro e fora do município, avaliações, trocas de sonda, transferências, tomografias, raio-x, ultrassom e também entre municípios e serviços de referência em outras cidades. Essa ação facilita o acesso às consultas, exames e internação para cirurgias eletivas, beneficiando diretamente os moradores de Bauru que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
As ambulâncias são do tipo A, e foram locadas, após processo de licitação. Desta maneira, a pasta garantirá mais eficiência no atendimento ao público, pois em caso de falhas mecânicas ou outros problemas, a empresa contratada deverá repor aquele veículo para manter a frota com a quantidade contratada. Os primeiros oito veículos foram adesivados com a identificação do município, e os três restantes chegarão nos próximos dias também já prontos para o uso da Secretaria de Saúde.
Redatora profissional
Também chamada de amnésia glútea, condição pode trazer sérias consequências para o corpo; entenda os sinais e veja como prevenir
Prefeitura de Bauru amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as UBS e USF. Saiba locais, intervalo entre doses e dados da doença em 2025.
Prefeito Orlando Costa Dias participa da inauguração do setor de radioterapia do Hospital Estadual de Bauru. Estrutura vai beneficiar pacientes oncológicos com até 1.000 sessões mensais.