CPFL Paulista aposta em grafitagem de subestações para incentivar a segurança da população
Iniciativa une arte urbana e prevenção de acidentes e já chega a 12 subestações na região de Bauru
O fortalecimento do El Niño e o inverno seco aumentam o risco de queimadas no estado de SP. Veja as ações preventivas da CPFL Paulista e dados de Bauru.
A combinação entre o rápido fortalecimento do fenômeno El Niño e a estiagem severa do inverno de 2026 acendeu o alerta para o risco de queimadas no estado de São Paulo. O cenário climático atípico dificulta a chegada de frentes frias prolongadas na Região Sudeste, agravando a baixa umidade do ar e ressecando drasticamente a vegetação.
Diante desse alerta emitido pela Climatempo, a CPFL Paulista intensificou suas ações preventivas para proteger a infraestrutura da rede elétrica, evitar curtos-circuitos e garantir a continuidade do fornecimento de energia na região de Bauru e demais municípios de sua concessão.
Table of contents [Show]
Segundo especialistas da Climatempo, a alta temperatura gerada por focos de incêndio não precisa atingir diretamente a fiação para interromper o fornecimento elétrico:
Colunas Térmicas e Fuligem: A mistura de ar seco, ventos fortes e calor extremo cria bolsas térmicas e acúmulo de fuligem que provocam curtos-circuitos, rompimento de cabos e desligamentos de emergência.
Bloqueios Atmosféricos: Impedem a entrada de massas de ar úmido, deixando a vegetação propensa a incêndios de rápida propagação.
Apesar do alerta climático, as ações preventivas contínuas da CPFL Paulista — como limpeza de faixas de servidão, poda técnica e remoção de vegetação próxima a postes — já mostram resultados positivos no primeiro semestre de 2026:
| Região / Concessão | Ocorrências 1º Semestre 2025 | Ocorrências 1º Semestre 2026 | Redução (%) |
|---|---|---|---|
| Área de Concessão CPFL | 133 focos de queimada | 101 focos de queimada | -24%📉 |
| Região de Bauru (Interrupções) | 39 interrupções de energia | 18 interrupções de energia | -54%📉 |
⚠️ Atenção Permanente: Mesmo com os indicadores em queda, a concessionária destaca que o período de seca exige vigilância diária e cooperação da comunidade rural e urbana.
A CPFL Paulista reforça que a prevenção de incêndios florestais e urbanos é dever de todos. Confira as recomendações:
🚭 Rodovias: Nunca jogue bitucas de cigarro ou fósforos acesos nas margens de estradas.
🚫 Queimadas Urbanas e Rurais: Não utilize o fogo para limpeza de terrenos, descarte de lixo ou manejo agrícola próximo a redes elétricas.
🌳 Manutenção de Lotes: Mantenha a vegetação ao redor de residências podada e livre de materiais inflamáveis.
🎈 Soltar Balões é Crime: Balões podem atingir subestações e provocam graves incêndios florestais e urbanos.
🚨 Identificou Fumaça? Avise imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Em caso de emergências com a rede elétrica ou interrupções no fornecimento, utilize os canais oficiais da CPFL Paulista:
📞 Call Center: 0800 010 1010
💬 WhatsApp: (19) 99908-8888
📱 SMS: Envie para 27351
🌐 Site e Aplicativo: cpfl.com.br e App CPFL Energia
🛡️ Dicas de Segurança: Portal Guardião da Vida
O calor extremo gera colunas de ar quente e ionizado que provocam arcos elétricos (curtos-circuitos). Além disso, a fuligem e a fumaça densa funcionam como condutoras, danificando os isoladores dos postes.
O monitoramento é feito em parceria com a Climatempo, utilizando inteligência meteorológica e radares para identificar áreas de risco e agir preventivamente antes que o fogo se alastre.
Redator profissional
Iniciativa une arte urbana e prevenção de acidentes e já chega a 12 subestações na região de Bauru
A Prefeitura Municipal de Bauru, por meio do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedecon), em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP – Campus Bauru), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de extensão e capacitação.
Em alusão ao Agosto Lilás — campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher —, a Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedecon), da Casa do Empreendedor e em parceria com o Sebrae Bauru, realiza o evento ‘Dia D - Empreendedorismo Feminino e Autonomia Financeira’.
