Campanha orienta e conscientiza para o uso de fogos de artifício sem estampido no final de ano
Com as festas de final de ano, parte da população celebra utilizando rojões e fogos de artifício, especialmente na comemoração de Ano Novo.
Bauru recebeu nesta quinta-feira (19) o reconhecimento nacional do trabalho de excelência no monitoramento dos mosquitos Aedes aegypti. A premiação do Programa de Excelência em Prevenção e Controle do Aedes aegypti (PEX) 2024 é feita pela Ecovec, empresa mineira que é parceira da prefeitura há dois anos no monitoramento integrado dos mosquitos no município.
O PEX é conferido aos municípios que alcançam pelo menos 90% de eficiência no programa. Os agentes de combate a endemias que vistoriam semanalmente as armadilhas de monitoramento também recebem a certificação.
SOBRE O MONITORAMENTO
Desde 2023, a Prefeitura de Bauru conta com o MI Aedes. As informações do sistema garantem mais agilidade e eficácia à prevenção e combate das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Bauru.
A tecnologia para monitoramento da proliferação do mosquito vetor reúne informações coletadas em armadilhas (Mosquitrap) para captura de mosquitos adultos instaladas em bairros da cidade. O resultado das vistorias é apresentado em tempo real no site da prefeitura, em https://www2.bauru.sp.gov.br/saude/informativo_dengue.aspx, ou pelo link https://mi2.miaedes.com.br/client/4198/region/530787/ondeestaoaedes/semanal/. O MI Aedes é o único sistema de monitoramento por armadilhas do País reconhecido pelo Ministério da Saúde.
Redator profissional
Com as festas de final de ano, parte da população celebra utilizando rojões e fogos de artifício, especialmente na comemoração de Ano Novo.
Em 2024, o Projeto ‘Samu Noel’, desenvolvido pela Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), celebra duas décadas de existência, coincidindo com o 20º aniversário do próprio Samu Regional.
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (7) o último ‘Dia D’ de vacinação deste ano, e a Campanha ‘Fique Sabendo’, do Dezembro Vermelho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).