Prefeitura de Bauru lança a campanha ‘Ajude de Verdade’ com ações para pessoas em situação de rua

Prefeitura de Bauru lança a campanha ‘Ajude de Verdade’ com ações para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Bauru, através das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, realizou o lançamento da campanha ‘Ajude de Verdade’, que vai promover ações para pessoas em situação de rua.

O evento nesta segunda-feira (17) foi no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, com a participação de secretários, vereadores e parceiros. A campanha vai mobilizar esforços para que as pessoas em situação de rua consigam mudar de vida, e mais do que um apoio pontual, a meta é dar dignidade a esses cidadãos.

O município já possui diversos serviços especializados para atender a população em situação de rua. A abordagem social é feita pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Casa do Garoto, contratada pelo município. As casas de passagem do Albergue Noturno do Ceac, da Comunidade Bom Pastor e do Esquadrão da Vida também são parceiras do município, conveniadas com a Secretaria de Assistência Social. Já o Centro Pop, que é um serviço da própria pasta, faz ações durante o dia com a população em situação de rua, com higiene, alimentação e apoio aos animais dessas pessoas.

No sábado (22), um ‘pit stop’ reforçará a divulgação da campanha em vias do município, com pessoas uniformizadas e distribuindo panfletos com informações sobre os serviços de acolhimento às pessoas em situação de rua. A secretária de Assistência Social, Lúcia Rosim, comentou sobre a campanha. “O acolhimento já é feito, mas nem todos sabem desses serviços e que podem entrar em contato com a abordagem social ao ver pessoas em situação de rua, para que elas tenham o encaminhamento até as casas de passagem, ao Centro Pop e aos demais serviços”, destacou.

A Secretaria de Saúde é parceira da campanha, pois muitas pessoas em situação de rua fazem uso de álcool ou drogas. O Consultório na Rua atua com a população vulnerável que está nas ruas, e seguirá prestando atendimento. A população pode colaborar acionando o serviço de abordagem social ao ver pessoas em situação de rua, no telefone (14) 98208-0493. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 20h.

Participaram do evento a prefeita Suéllen Rosim, o vice-prefeito Orlando Costa Dias, os secretários de Assistência Social, Lúcia Rosim; de Saúde, Márcio Cidade Gomes; de Cultura, Paulo Eduardo Campos; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Jurandir Posca; das Administrações Regionais, Jorge Luis de Souza; do Meio Ambiente, Nilson Ghiardello; de Obras, Pérola Zanotto; da Educação, Walter Vicioni; dos Negócios Jurídicos, Vitor João Costa; de Finanças, Everson Demarchi; e da Administração, Cristiano Zamboni; o chefe de Gabinete da prefeitura, Leonardo Marcari, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elaine Lúcia Pallone Costa Dias, o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Renato Purini, a presidente da Emdurb, Gislaine Magrini, o presidente da Cohab, Everton Basílio, e os vereadores Markinho Souza, presidente da Câmara Municipal, Sandro Bussola, Arnaldo Ribeiro, Júnior Rodrigues, Manoel Losila, Marcelo Afonso e André Maldonado. O major Norberto, comandante interino do 4º Batalhão de Caçadores, representou a Polícia Militar, e a diretora regional de Assistência Social, Angelita Maria da Costa, representou o governo estadual. As entidades parceiras também participaram com representantes.

Thiago Camargo

Thiago Camargo

Redator profissional