O Entreposto de Bauru da CEAGESP fará nesta sexta-feira, 31, às 14h, a doação de 30 toneladas de alimentos. No total, 21 entidades assistenciais de Bauru e região serão beneficiadas com a entrega de feijão preto, arroz, farinha de trigo e leite em pó.
Os alimentos foram adquiridos junto a agricultores familiares pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A entrega tem parceria da CEAGESP, companhia vinculada ao ministério.
Entre as entidades selecionadas estão a Casa da Sopa da Vila Dutra; Associação Beneficente Cristã – Paiva; Associação do Hospital de Agudos; Centro Espírita Amor e Caridade - Albergue Noturno; Fundação Amaral Carvalho de Jaú; Lar dos Desamparados; Mesa Brasil – SESC; SORRI e a Vila Vicentina, além de entidades localizadas nas cidades de Itapuí, Pirajuí, Cafelândia e Agudos.
Doação de alimentos do PAA
Data: 31/10/2025 (6ª feira)
Horário: 14h
Local: Entreposto da CEAGESP - Avenida Nações Unidas, 50-98 - Geisel - Bauru/SP
Entidades beneficiadas:
3º Quarteirão de Amigos de Bauru (Casa da Sopa)
Abrigo Vicentino de Agudos
Associação Beneficente Cristã (Paiva)
Associação do Hospital de Agudos
Associação Projeto Betânia de Pirajuí
Associação Templo Cultural Social Religioso Ilê Asé Osum Obaluayê Ogum
ASSOMARY
Casa Acolhedora Peniel - Agudos
Centro de Cidadania e Referência Alimentar
Centro Espírita Amor e Caridade (Albergue Noturno)
Cozinha Solidária Allan Kardec
Fundação Amaral Carvalho
Lar dos Desamparados - Agudos
Associação das Entidades de Assistência e Promoção Social de Bauru e região
Mesa Brasil - SESC
OSC Portas Abertas
Paróquia Santa Edwiges (Capela Nossa Senhora de Guadalupe)
Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes - Pirajuí
SORRI Bauru
Vila São Vicente de Paulo - Itapuí
Vila Vicentina de Bauru
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)
Realiza a compra direta de alimentos de agricultores familiares por meio de projetos elaborados pelas cooperativas e associações de agricultores familiares e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.
O PAA tem por objetivo fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local; e de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.
O PAA é a principal ação do programa FOME ZERO, responsável por retirar o Brasil pela segunda vez do mapa da fome da ONU/FAO.
SOBRE O ENTREPOSTO DE BAURU (CEBAU)
Fundada em 7 de março de 1979, a unidade registra volume anual de 70,5 mil toneladas e média mensal de 5,9 mil toneladas, sendo responsável por 1,9% do total da rede CEAGESP e tendo como principais produtos comercializados batata, banana, tomate, laranja e cebola. Com um terreno de 100 mil m², tem área total construída de 7.466 m².
SOBRE A CEAGESP
Empresa pública federal sob a forma de sociedade anônima, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e constitui importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas, permitindo à produção vinda do campo, de vários estados brasileiros e incluindo outros países, chegar com regularidade e qualidade à mesa das pessoas.
A CEAGESP conta com duas unidades de negócios distintas e complementares: entrepostagem e armazenagem, fornecendo a infraestrutura necessária para que comerciantes e produtores desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados. É responsável pela maior rede pública de armazéns do Estado de São Paulo, com 12 unidades ativas em 11 municípios (Araraquara, Avaré, Bauru, Fernandópolis, Palmital, Presidente Prudente, São Joaquim da Barra, São Paulo, São José do Rio Preto, Tatuí e Tupã). Possui também 12 entrepostos no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba) e, ainda, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), localizado na zona oeste da capital paulista, a maior central de abastecimento de alimentos da América do Sul e pela qual todo dia passam aproximadamente 48 mil pessoas e 14 mil veículos.