Grupo de Apoio à Loucura realiza ações do projeto ‘Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração’ em Bauru de 7 a 9 de julho
Coletivo artístico rio-pretense convida Bauru a refletir sobre gênero e diversidade
Nesta quarta-feira (11), a Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev), em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM), concluiu os cursos de qualificação para os conselheiros para o biênio 2025/2026.
Os cursos ocorreram no Centro Administrativo da Prefeitura de Bauru, e contaram com a presença de diversos servidores da fundação.
No início do evento, o presidente da Funprev, David José Françoso, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou os temas e palestrantes, além de explicar a dinâmica das atividades.
Em seguida, o economista Luiz Gustavo Peres Macedo abordou os órgãos normativos, de fiscalização e execução, como o Conselho Monetário Nacional, Banco Central, Copom, Comissão de Valores Mobiliários e instituições financeiras. Em seguida, apresentou noções de economia e finanças, explicando temas como ética, compliance, regulamentação e análise do perfil do investidor.
O diretor da Divisão Financeira da Funprev, Diogo Nunes Pereira, falou sobre as certificações CPA-10, CPA-20 e CGINV. Também abordou tópicos como títulos de investimento, renda fixa e renda variável, apresentando informações sobre liquidez, rentabilidade, taxa Selic, Tesouro Direto, riscos de mercado e de crédito. Também foram apresentados os instrumentos de renda fixa, como letras financeiras e prazos de investimentos. Ele ainda comentou sobre precificação e contabilização de ativos, investimentos em ações, tributação e compensação financeira.
Já no período da tarde, a gestão dos investimentos da Funprev ganharam destaque. Diogo esclareceu sobre os fundos de investimento, classificação, perfil de investidor, tributação, cobrança de imposto de renda e outros tipos de investimentos. Foram apresentadas a Política de investimentos da Funprev e a legislação que regulamenta os investimentos dos RPPS - Regimes Próprios de Previdência Social, explicando como a legislação é aplicada na realidade dos investimentos da Fundação.
Encerrando o dia de cursos, Luiz Gustavo explanou sobre o credenciamento das instituições financeiras e fundos de investimentos, comentando as perspectivas para 2025. Durante todo o evento, os futuros conselheiros tiveram a oportunidade de formular perguntas e tirar dúvidas sobre os investimentos.
Redator profissional
Coletivo artístico rio-pretense convida Bauru a refletir sobre gênero e diversidade
A Secretaria de Cultura de Bauru está com inscrições abertas para artesãos, culinaristas e artistas plásticos interessados em expor e vender seus trabalhos em eventos oficiais. São 100 vagas. Inscreva-se até 9 de julho.
Evento terá atrações musicais, contação de histórias, feira criativa e aula de forró.