Ceagesp Bauru distribuirá 30 toneladas de alimentos para entidades de Bauru e região
Arroz, feijão preto, farinha de mandioca e leite em pó serão entregues a 21 instituições.

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Barcelona, capital da Espanha, foi realizada a Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – a MONDIACULT 2025.
Todos os países que fazem parte da Unesco puderam participar e, na ocasião, foi reafirmado o entendimento que a cultura deve ser encarada como um grande pilar para o progresso da humanidade.
O compromisso dos gestores visa fortalecer as políticas e as instituições culturais para assegurar que a arte e a cultura colaborem, efetivamente, com diversas áreas de desenvolvimento social, como a educação e economia criativa, entre outras.
Em tempos de polarização, os participantes da Mondialcult 2025 também reforçaram a premissa de que a cultura colabora para a manutenção da paz no planeta. Neste sentido, foi definido que ela precisa ser incluída, com urgência, entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), na próxima etapa da Agenda 2030.
Outra questão debatida no encontro foi a necessidade de sistematização de dados e indicadores culturais para balizar a criação de novas iniciativas de promoção do setor.
A conclusão é que uma das possíveis soluções para diversos problemas sociais enfrentados por todos os países hoje está na ampliação das políticas de fomento e difusão cultural.
O trabalho agora é contratar profissionais técnicos e capacitados para fazer a arte e a transformação social acontecer pra valer. Só assim, o discurso da cultura como promotora de desenvolvimento econômico e pacificação dos povos vai ser colocado em prática, de uma vez por todas.
Paulo Eduardo Tonon
O autor é produtor audiovisual com 30 anos de vivências no setor cultural e jornalista. Acompanhe pelo perfil: www.instagram.com/embarcamidia
“Embarca na Cultura” é um espaço dedicado ao compartilhamento de informações sobre a cultura como política pública e potência visando a transformação social.
Arroz, feijão preto, farinha de mandioca e leite em pó serão entregues a 21 instituições.
A Prefeitura de Bauru abriu o Programa Desconto Legal 2025, que oferece até 95% de desconto em juros e multas para quitação ou parcelamento de débitos municipais. Inscrições abertas até 30 de novembro. Saiba como aderir online ou presencialmente.
A Secretaria de Cultura de Bauru abriu inscrições para representantes das áreas artísticas no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para a gestão 2025–2027. Eleição acontece em 5 de novembro no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva. Saiba como participar!
