O coordenador do Projeto, Thiago Alaverce, explicou que "este ano, a campanha foi realizada de forma mais minimalista e intimista, resgatando as origens do projeto, quando a arrecadação e organização eram feitas apenas entre os colaboradores do Samu". Ele lembra que o Natal é um momento de união, celebração e esperança, especialmente para as crianças. "Há 20 anos, o Projeto 'Samu Noel' leva alegria e solidariedade a pequenos pacientes internados em unidades de saúde, proporcionando um momento especial para quem enfrenta desafios longe de casa e da família", enfatizou Alaverce.
A meta deste ano é arrecadar 600 brinquedos, que serão entregues exclusivamente para crianças internadas na rede pública de saúde nos dias 24 e 25 de dezembro. Ao contrário de anos anteriores, não haverá divulgação ampla nem carreata, mas o compromisso com a solidariedade e o espírito natalino permanece firme.
HISTÓRICO DO PROJETO O 'Samu Noel' foicriado em 2005 pelo enfermeiro Paulo Abiuzzi, que hoje está aposentado. O objetivo sempre foi humanizar o atendimento do Samu, levando esperança e alegria às crianças em tratamento hospitalar ou domiciliar. Durante a pandemia, a campanha precisou ser suspensa devido às restrições sanitárias, mas retornou com força total em 2022.
Cronograma de Entregas
- 24 de dezembro
- Manhã: Hospital Estadual
- Tarde: Hospital das Clínicas
- 25 de dezembro
- Manhã: Maternidade Santa Isabel
- Tarde: Enfermarias das UPAs Geisel e Bela Vista