Prefeita Suéllen convoca reunião emergencial em Bauru para alinhar ações diante da previsão de fortes chuvas

Prefeita Suéllen convoca reunião emergencial em Bauru para alinhar ações diante da previsão de fortes chuvas

Prefeita Suéllen convoca reunião emergencial em Bauru para alinhar ações diante da previsão de fortes chuvas

A prefeita Suéllen Rosim convocou, na tarde do sábado (27), uma reunião emergencial com secretários municipais e representantes de órgãos estratégicos da Prefeitura de Bauru para alinhar ações preventivas e operacionais diante da previsão de fortes chuvas e ventos intensos no interior do Estado de São Paulo a partir do dia 29 de dezembro.

O encontro ocorreu no Gabinete da Prefeitura e contou com a participação de equipes da Defesa Civil, DAE, Emdurb, GOT, além do Corpo de Bombeiros e da CPFL Paulista, com o objetivo de garantir resposta rápida e integrada à população em caso de ocorrências climáticas severas.


Previsão indica chuvas volumosas e ventos fortes no Oeste Paulista

De acordo com informações meteorológicas, o interior paulista passa atualmente por um bloqueio atmosférico, causado por uma intensa bolha de calor, que mantém as temperaturas elevadas e reduz a formação de chuvas. No entanto, a previsão aponta que, entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro, há possibilidade de chuvas volumosas, especialmente na região do Oeste Paulista, onde está localizada Bauru.

As chuvas podem vir acompanhadas de ventos entre 50 e 70 km/h, aumentando o risco de queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alagamentos, sobretudo em áreas já conhecidas por esse tipo de ocorrência.


Áreas com histórico de alagamentos exigem atenção redobrada

Durante a reunião, foram destacados os principais pontos de atenção da cidade, com orientação para que motoristas evitem, sempre que possível, locais com histórico recorrente de alagamentos, como:

  • Avenida Nações Unidas (região do pontilhão da Fepasa)

  • Avenida Nuno de Assis

  • Rotatória da Comendador José da Silva Martha (próxima à linha férrea)

  • Avenida Alfredo Maia

  • Pista marginal da Nações Norte (sentido bairro)

A Emdurb reforça a recomendação para que os condutores redobrem a atenção durante períodos de chuva intensa.


Equipes municipais estarão de prontidão

As equipes da Defesa Civil, Emdurb, DAE, Semmab, Infraestrutura, Serurb, GOT e Assistência Social permanecerão de prontidão para atuação imediata.

“Estamos trabalhando de forma integrada com nossas equipes, além do Corpo de Bombeiros e da CPFL, para nos anteciparmos e garantir segurança e agilidade no atendimento à população, caso as chuvas mais intensas se confirmem”, destacou a prefeita Suéllen Rosim.

Na sexta-feira (26), o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal, participou de uma reunião estadual preparatória, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel, e de outros órgãos envolvidos na segurança da população.


Orientações à população

A Prefeitura de Bauru alerta que as chuvas devem persistir nos próximos dias. Em situações de emergência, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Para acompanhar alertas, orientações oficiais e atualizações sobre as condições climáticas na cidade, acesse bauru.com.br, portal de referência em informações institucionais e serviços públicos de Bauru.

 

Thiago Camargo

Thiago Camargo

Redator profissional