A prefeita Suéllen Rosim convocou, na tarde do sábado (27), uma reunião emergencial com secretários municipais e representantes de órgãos estratégicos da Prefeitura de Bauru para alinhar ações preventivas e operacionais diante da previsão de fortes chuvas e ventos intensos no interior do Estado de São Paulo a partir do dia 29 de dezembro.
O encontro ocorreu no Gabinete da Prefeitura e contou com a participação de equipes da Defesa Civil, DAE, Emdurb, GOT, além do Corpo de Bombeiros e da CPFL Paulista, com o objetivo de garantir resposta rápida e integrada à população em caso de ocorrências climáticas severas.
Previsão indica chuvas volumosas e ventos fortes no Oeste Paulista
De acordo com informações meteorológicas, o interior paulista passa atualmente por um bloqueio atmosférico, causado por uma intensa bolha de calor, que mantém as temperaturas elevadas e reduz a formação de chuvas. No entanto, a previsão aponta que, entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro, há possibilidade de chuvas volumosas, especialmente na região do Oeste Paulista, onde está localizada Bauru.
As chuvas podem vir acompanhadas de ventos entre 50 e 70 km/h, aumentando o risco de queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alagamentos, sobretudo em áreas já conhecidas por esse tipo de ocorrência.
Áreas com histórico de alagamentos exigem atenção redobrada
Durante a reunião, foram destacados os principais pontos de atenção da cidade, com orientação para que motoristas evitem, sempre que possível, locais com histórico recorrente de alagamentos, como:
Avenida Nações Unidas (região do pontilhão da Fepasa)
Avenida Nuno de Assis
Rotatória da Comendador José da Silva Martha (próxima à linha férrea)
Avenida Alfredo Maia
Pista marginal da Nações Norte (sentido bairro)
A Emdurb reforça a recomendação para que os condutores redobrem a atenção durante períodos de chuva intensa.
Equipes municipais estarão de prontidão
As equipes da Defesa Civil, Emdurb, DAE, Semmab, Infraestrutura, Serurb, GOT e Assistência Social permanecerão de prontidão para atuação imediata.
“Estamos trabalhando de forma integrada com nossas equipes, além do Corpo de Bombeiros e da CPFL, para nos anteciparmos e garantir segurança e agilidade no atendimento à população, caso as chuvas mais intensas se confirmem”, destacou a prefeita Suéllen Rosim.
Na sexta-feira (26), o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal, participou de uma reunião estadual preparatória, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel, e de outros órgãos envolvidos na segurança da população.
Orientações à população
A Prefeitura de Bauru alerta que as chuvas devem persistir nos próximos dias. Em situações de emergência, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Para acompanhar alertas, orientações oficiais e atualizações sobre as condições climáticas na cidade, acesse bauru.com.br, portal de referência em informações institucionais e serviços públicos de Bauru.